ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Um das microflorestas vai surgir na urbanização da rua do Loureiro, em S. Vicente, nas imediações da Avenida António Macedo, onde esta manhã um grupo de alunos da Profitecla e da EB1 da Quinta da Veiga participou na plantação de árvores autóctones. (FOTO: CMB)
Elsa Moura

Regional 23.11.2022 15H06

Município de Braga cria novas microflorestas em sete zonas da cidade

Escrito por Elsa Moura
Iniciativa faz parte da ação Florestar Braga desencadeada no âmbito do Dia Mundial da Floresta Autóctone.
Declarações do vereador Altino Bessa no âmbito de uma das iniciativas inseridas no programa municipal 'Florestar Braga'

false / 0:00

O Município de Braga pretende plantar mais de mil árvores entre esta e a próxima semana, no âmbito da ação Florestar Braga, incluindo a plantação em sete locais específicos da cidade com o objetivo de minimizar o impacto do ruído causado pelas viaturas que circulam nas suas imediações. 


A manhã desta quarta-feira arrancou, de forma simbólica, com a plantação de mais de mais de duas dezenas de árvores na urbanização da rua do Loureiro, nas imediações da Junta de Freguesia de S. Vicente, muito próxima da Avenida António Macedo, a mais movimentada da cidade.


A plantação foi levada a cabo pelos serviços camarários em conjunto com um grupo de alunos da Profitecla e da EB1 da Quinta da Veiga.


Aos jornalistas, Altino Bessa, vereador do Ambiente, lembrou que a ideia das microflorestas é antiga. Os "pequenos pulmões da cidade" são agora designados de "microflorestas", à conta do lançamento de um projeto internacional a que a autarquia de Braga se associou. A ideia passa pela plantação de árvores, de forma massiva, nalgumas zonas urbanas, com o objetivo de criar "uma barreira ao ruído" e contribuindo para a "qualidade do ar". Por estes dias, os serviços camarários vão proceder à plantação de árvores em sete locais diferentes.


A iniciativa Florestar Braga visa a plantação de mais de mil árvores entre esta e a próxima semana, envolvendo 47 entidades e cinco uniões de freguesia. 


O vereador do Ambiente, que nos últimos anos tem sido alvo de várias críticas no que à gestão do arvoredo diz respeito, sublinha que durante estes dias o município de Braga pretende sensibilizar a população para a importância das árvores, assim como o facto desta ser "a época do ano adequada para plantar árvores". "Temos vindo a plantar milhares de árvores ao longo destes anos e este ano temos mais de mil para plantar", realçou.


Além disso, pelas escolas estão a ser distribuídas granadas de semente que ficam à responsabilidade dos mais pequenos. "É um modelo que já fazemos há muitos anos, que foi inventado no Japão, que consiste em fazermos umas bolas de semente com argila e desafiamos os alunos a deitarem pelos montes. Este ano temos 1090 granadas de semente que podem germinar ou não, porque aí não controlamos o que vai acontecer", esclarece ainda Altino Bessa. Além disso, o município está a distribuir plantas melíferas a dezasseis entidades. "São plantas fundamentais para o ciclo biológico das abelhas", realça o vereador centrista.


Até fevereiro, uma exposição com as árvores nativas de Portugal vai circular pelas diferentes escolas do concelho no sentido pedagógico junto da comunidade escolar.


Na próxima Sexta-feira, 25 de Novembro, entre as 14h30 e as 17h00, haverá uma ação de plantação de árvores e plogging no Monte Picoto com alunos das eco-escolas. Esta actividade repete-se no Sábado, dia 26, entre as 09h30 e as 12h00, desta feita para o público em geral que pode inscrever-se através do e-mail ambiente@cm-braga.pt. À ação irá juntar-se também o Lions Clube de Braga.

Deixa-nos uma mensagem