ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Elsa Moura

Regional 06.04.2021 16H51

Município de Braga refuta acusações e assume gastos como melhor destino europeu

Escrito por Elsa Moura
Comunicado foi enviado esta tarde às redações.

A autarquia de Braga reagiu hoje em comunicado às críticas de que tem sido alvo sobre o processo de candidatura, os gastos e o resultado de Braga Melhor Destino Europeu 2021.


A situação ganhou novos contornos depois do investimento do município ter sido alvo do polígrafo SIC e das denúncias das últimas semanas do presidente da Associação de Hotéis do Algarve quanto à “compra” de reconhecimentos turísticos internacionais.


Na nota de "esclarecimento público" enviada às redações, o município de Braga começa por referir que as declarações daquele responsável algarvio são “inenarráveis” e que “foram vários aqueles que procuraram cavalgar tal menção para atacar e denegrir a cidade de Braga, sugerindo expressa ou implicitamente que o mesmo tinha acontecido com o reconhecimento da Cidade como Melhor Destino Europeu em 2021”.


O município de Braga sugere ainda a narrativa fácil de "confundir atos de justiça e méritos próprios com compra e manipulaçao de processos".

No comunicado é referido que “é fácil reconhecer dois grupos diversos mas convergentes nos seus objetivos: aqueles que, a nível nacional, convivem mal com os múltiplos êxitos de Braga em diversas frentes e que não hesitam em tentar minorar a Cidade, as suas instituições e os seus cidadãos; e aqueles outros, nos meandros políticos locais, que procuram usar esses ataques a reconhecimentos que tanto desconforto lhes causam para visar os responsáveis do Município, sem cuidar de que é o bom nome de Braga que estão a pôr em causa”.


É ainda reiterado que a inscrição na competição do European Best Destination e os contratos públicos celebrados com esta plataforma, o seu proprietário e todos os parceiros e fornecedores são conhecidos e que o processo aconteceu “de forma transparente, correta e honrosa”. 

A inscrição custou 16.800 euros. Após ser conhecido o resultado, a autarquia optou por “fazer uma campanha nacional e internacional de promoção do destino Braga, antecipando a retoma económica no pós-confinamento”. Aí, investiu 70 mil euros na promoção na própria plataforma do European Best Destination. Esta e outras campanhas, que a autarquia diz servirem para “reforçar a visibilidade do nome de Braga no País e em todo o Mundo”, custaram aos cofres da autarquia quase 150 mil euros.


A autarquia bracarense finaliza o comunicado explicando que segundo uma análise de Media Value, realizada pela Cision e referente apenas às duas primeiras semanas "após a atribuição do título a Braga, só em meios nacionais, este valor ultrapassava já um milhão e novecentos mil Euros de retorno".

Deixa-nos uma mensagem