ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Neurocientista da Universidade do Minho é uma das homenageadas. (FOTO: UMINHO)
Elsa Moura

Regional 20.06.2023 15H11

Município de Famalicão distingue investigadora da UMinho Ana João Rodrigues

Escrito por Elsa Moura
Segundo a autarquia, a homenagem a 34 personalidades será prestada no dia 9 de julho, data do 38º aniversário de elevação a cidade.

A investigadora do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Ana João Rodrigues, que recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC) que garante dois milhões de euros para desenvolver o seu projeto de investigação em neurociências, vai ser agraciada pelo Município de Famalicão por ocasião das celebrações de elevação a cidade.


Ao todo, o Município de Vila de Famalicão vai distinguir 34 personalidades e instituições no próximo dia 9 de julho, dia em que celebra o seu 38.º aniversário de elevação à categoria de cidade, apresentando este ano as novas categorias de mérito municipal ambiental e mérito municipal de ciência.


Helena Freitas, diretora do Parque de Serralves e a neurocientista Ana João Rodrigues são as homenageadas das duas novas categorias.


A proposta será apresentada e votada em sede de reunião de executivo, esta quinta-feira.  Na lista constam catorze personalidades e vinte instituições "que se destacaram e ainda se destacam nas mais diversas áreas de ação na comunidade".


A sessão solene de homenagem está agendada para as 11h00 de 9 de julho, na Casa das Artes com transmissão em direto nas várias plataformas do município.


Mestre Alexandre Carvalho  recebe Medalha de Honra


O grande destaque vai para a atribuição da Medalha de Honra do Município ao mestre Alexandre Carvalho. Com uma vida ligada às Artes Marciais, construiu em Vila Nova de Famalicão a Associação e Federação Alex-Ryu-Jitsu que já formou milhares de crianças e jovens e já deu ao concelho umas largas centenas de medalhas, entre ouro, prata e bronze, conquistadas em campeonatos nacionais e internacionais de artes marciais.


Mário Passos propõe ainda homenagear com a Medalha de Mérito Municipal de Benemerência o Rotary Club de Vila Nova de Famalicão, a Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Lousado, a Cruz Vermelha de Ribeirão e o enfermeiro do CHMA José Luís Ribeiro.


A Medalha de Mérito Municipal Desportivo será entregue ao Ténis Clube de Famalicão, à Amitorre Associação de Solidariedade Social Monte Alvar e aos dirigentes desportivos Joaquim Alberto Azevedo (União Desportiva Bairrense), Laurentino Gomes Ferreira (G. D. Cavalões) e Carlos Alberto Cruz (Clube Desportivo Lousado).

Recebem a Medalha de Mérito Municipal Económico a Sociedade Industrial do Louro, a Ourivesaria Carvalho, a Telhabel Construções, a Drogaria Central do Louro, Manuel Faria Pinheiro da Silva, Luís Manuel Machado Macedo e Manuel Santana Vilela.


A Medalha de Mérito Municipal Cultural será entregue a João Charters de Almeida, autor dos icónicos painéis de azulejos que revestem a Fundação Cupertino de Miranda, ao jornalista José Clemente, ao fadista José Marão (a título póstumo), ao artista Santiago Belacqua e aos Agrupamentos de Avidos, Carreira, Delães, Joane, Landim, Mogege, São Pedro de Bairro, São Pedro de Esmeriz, Vale São Cosme, Vale São Martinho e Vermoim da Fraternidade Nuno Alvares.

Deixa-nos uma mensagem