ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

IL BRAGA
Elsa Moura

Regional 01.08.2024 12H07

Não partirá da IL qualquer pedido de negociação de coligação para as autárquicas em Braga

Escrito por Elsa Moura
O esclarecimento público dos liberais surge depois do partido ter sido mencionado esta semana pelo autarca social democrata, Ricardo Rio, e pelo líder do PSD de Braga, João Granja.
Declarações à RUM de Bruno Machado, deputado da IL na Assembleia Municipal de Braga

false / 0:00

O partido Iniciativa Liberal (IL) avisa que não partirá da estrutura liderada por Rui Rocha qualquer tipo de tentativa de negociação para uma coligação autárquica à direita em Braga. Depois de nos últimos dias, tanto o presidente do município, como o líder da concelhia do PSD terem levantado a hipótese de alargamento da coligação Juntos por Braga à IL, Bruno Machado, deputado eleito na Assembleia Municipal de Braga, esclarece, aos microfones da RUM, que a porta do diálogo está aberta, mas apenas isso e que não partirá dos liberais qualquer pedido para tentativa de coligação. "Não, da nossa parte não [partirá a iniciativa]. Não fará qualquer sentido. A Iniciativa Liberal vai sempre sozinha. É esta a nossa premissa, a nossa convicção e os membros têm esta consciência. Mas não fechamos a porta a conversarmos", explicou. No entanto, acrescenta, até ao momento não há qualquer conversação nesse sentido, seja ela local ou nacional.


Um dos dossiers que certamente afastará a IL da atual coligação de direita em Braga, constituída por PSD, CDS, PPM e Aliança é a remunicipalização da Agere. "Sem comprometer o partido, eu na Assembleia Municipal fui falando diversas vezes que seríamos contra a remunicipalização da Agere, não faria sentido prescindirmos de algo que sempre defendemos. Portanto, há algumas condições que serão sempre postas em cima da mesa, e propostas. Acima de tudo, o que queremos é mudar a vida da cidade e tornar a cidade mais liberal, por isso estamos afincadamente a trabalhar em promostas e premissas que queremos defender para a cidade", esclarece.


Para os liberais em Braga, a coligação de direita "está num processo de indefinição" e tem, também por isso, levantado o tema da IL para as autárquicas de 2025 sem que tenha acontecido qualquer conversação. Bruno Machado lembra que também a nível nacional a possibilidade tem sido comentada daí que o partido tenha optado por uma nota de esclarecimento à comunicação social. 

Deixa-nos uma mensagem