ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Academia 11.01.2021 15H47

NEMUM. Nova presidente preocupada com impacto da pandemia no ensino da Medicina 

Escrito por Liliana Oliveira
Marisa Coelho, aluna do 4.º ano, toma posse, esta segunda-feira, como presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho.
Marisa Coelho,  nova presidente do NEMUM, sobre os objetivos para o novo mandato

false / 0:00

Marisa Coelho foi eleita presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), sucedendo, assim, a José Diogo Soares, que passa para o Conselho Fiscal e Jurisdicional. Nádia Aragão assume a Mesa da Assembleia Geral. A tomada de posse está agendada para esta segunda-feira, às 19 horas, no Auditório Zulmira Simões da Escola de Medicina. Nádia Aragão assume a Mesa da Assembleia Geral.


A pandemia veio alterar muito dos planos do NEMUM e alterou até os métodos de ensino. Preocupada com"a educação médica e a forma como o curso está a decorrer, parte dele online", Marisa Coelho não esconda outras duas grandes preocupações: "Enquanto estudantes de Medicina somos sujeitos a uma prova de acesso à formação especializada e,  neste momento, nem todos os estudantes, depois da realização da prova, têm acesso à especialidade.  Além disso, com o SNS quase em rutura e na semana em que voltamos ao confinamento, é difícil prever o que irá acontecer aos estágios hospitalates".


Em 2020, o plano de atividades do Núcleo foi forçado a várias alterações. Este ano, a aluna do 4.º ano de Medicina quer manter as atividades formativas, culturais e recreativas online. As atividades presenciais, como a Aldeia Feliz ou o Hospital dos Bonequinhos, serão "planeadas de acordo com as regras do momento e adiadas para a segunda parte do mandato", adiantou. 


A tomada de posse dos Órgãos Sociais do NEMUM para o mandato de 2021 decorre hoje, pelas 19h00, no Auditório Zulmira Simões da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Deixa-nos uma mensagem