ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Carlos Teixeira
Vanessa Batista

Regional 12.02.2024 10H15

Noite de Carnaval chega a Braga com duas propostas

Escrito por Vanessa Batista
“Corrida do Entrudo” e o “Desfile Folião”, vão sair à rua a partir das 21h00.

Braga terá esta noite dois desfiles de Carnaval muito diferentes na forma, mas igualmente criativos e alegres. Do lado da tradição, arranca pelas 21h30, a partir da sede da Rusga de S. Vicente, na conhecida rua das Palhotas, a ´Corrida do Entrudo`. Uma tradição recuperada pela associação na década de 80 e que, esta noite, volta a percorrer as ruas da cidade até ao coreto na Avenida Central. As honras são feitas pelo grupo de percussão da Universidade do Minho, os Bomboémia.


O Libório Caturra, nome do Entrudo, “trata-se de um boneco em palha, vestido com roupas velhas e uma careta de cartão. A estrutura humana é conseguida com recurso a um cabide. Depois o Entrudo deambula pelas ruas”, explica José Pinto, presidente da Associação Rusga de S. Vicente de Braga Grupo Etnográfico do Baixo Minho.


O ponto alto do cortejo, que arrasta centenas de pessoas, acontece na Avenida Central com a leitura das tradicionais quadras que fazem sátira à atualidade local, nacional e internacional. Segue-se a queima do entrudo, no adro da Igreja de S. Vicente. A festa continua na sede da associação, onde serão servidas carnes verdes (porco), broa de milho e vinho verde.


A segunda proposta está inserida no “Desfile Folião” organizado pelo Município de Braga. Pela primeira vez, a cidade vai ser palco de um 'Bloquinho de Samba' que no Rio de Janeiro pode chegar a contar com 1 milhão de participantes. 


“O bloquinho de samba é um encontro de pessoas. Começa com algumas dezenas, pode ser uma coisa pequena de um bairro ou associação, mas vai crescendo à medida que o carro vai desfilando”, explica Lucas de Freitas, produtor cultural residente em Braga há quatro anos.


As previsões apontam para mais de 400 pessoas nesta primeira edição que encerra o desfile composto por 15 associações da cidade. Quanto à fantasia, essa é obrigatória mesmo que consista apenas num “banho de glitter”.


“Queremos trazer a irreverência e a energia do Carnaval para Braga”, afirma. Contudo, o responsável frisa que tudo está a ser pensado de modo a “respeitar a cultura local”.


O ´Desfile Folião` deverá sair à rua pelas 21h00, a partir do Arco da Porta Nova. A festa continua no Largo de São João do Souto com a atuação de DJ´s. Segundo as previsões do IPMA, o S. Pedro não vai afetar a festa dos bracarenses, pois é esperado céu nublado.

Deixa-nos uma mensagem