ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Academia 24.09.2021 19H23

Noite dos Investigadores. A "festa da ciência" cativa centenas de visitantes

Escrito por Vanessa Batista
Iniciativa deste ano é dedicada à ciência para o clima. A Noite Europeia dos Investigadores está a decorrer, até às 24h00, no Altice FORUM Braga. A entrada é livre.

Serão oito horas dedicadas à compreensão e contacto com ciência 100% Made In Universidade do Minho. A Noite Europeia dos Investigadores, é organizada pela Escola de Ciências da UMinho, em parceria com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).


A entrada, no Altice FORUM Braga, é gratuita para todos os interessados em conhecer os trabalhos dos investigadores e estudantes da academia minhota relacionados com as alterações climáticas. Tema que marca a edição deste ano do evento público, que ocorre em simultâneo em cidades de 29 países, aproximando os cientistas e o público.


Pelas 16h00, vários grupos de estudantes de escolas do concelho de Braga, e não só, já marcavam presença na iniciativa e colocavam questões aos cerca de 100 investigadores da instituição de ensino superior minhota.

Aos jornalistas, Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor para a Investigação e Inovação, frisou a oportunidade de "sair do campus" e dar uma "maior visibilidade" aos trabalhos com selo UMinho. É esperado que passem pelo antigo PEB, algumas centenas de visitantes, a sua maioria jovens.


Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o evento decorreu num formato digital. Este ano, regressa ao formato presencial com 50 atividades gratuitas e para todas as idades.


Esta é, para Hernâni Gerós, vice-presidente da ECUM para a Interação com a Sociedade e Internacionalização, uma oportunidade única de investigadores e cidadãos interagirem de forma direta e conversarem sobre ciência.

"CLIMALERT: Climate Alert Smart System for Sustainable Water and Agriculture" ou Microalgas: os super-heróis do futuro sustentável", são alguns dos projetos que se encontram em exibição.


Para além disso é possível perceber a importância da matemática na luta contra as alterações climáticas ou mergulhar no mundo dos microplásticos para entender a sua influência nos ecossistemas aquáticos.

Através do Planetário – Casa da Ciência, os participantes vão conhecer o sistema TEcoBit, criado com recurso a diversos sensores que medem parâmetros ambientais num sistema fechado.


Depois de percorridos todos os "stands", cada visitante terá a oportunidade de eleger a melhor das 47 atividades em exposição. O vencedor levará "para o laboratório" 250 euros, montante que poderá ser utilizado, a título de exemplo, para a compra de reagentes. O anúncio é feito pelas 22h00.


Recorde-se que a ECUM participa na iniciativa desde 2012 e, nos últimos anos, no âmbito de um consórcio financiado pela Comissão Europeia (Horizonte 2020 - Ações Marie Curie), o qual junta ainda as universidades de Lisboa, Évora, Nova de Lisboa e Coimbra, o Instituto Universitário de Lisboa, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e o Município de Lisboa.

Deixa-nos uma mensagem