ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Regional 06.04.2021 20H36

Norte 2020 anuncia 61 milhões de euros para investigação científica nas universidades

Escrito por Pedro Magalhães
Universidade do Minho vai receber verbas para apoiar um novo projeto da Infraestrutura de Investigação de Recursos Microbianos (MIRRI) e para a expansão do Minho Advanced Computing Center (MACC).
Declarações de António Cunha e de Rui Vieira de Castro

false / 0:00

O programa comunitário Norte 2020 anunciou esta terça-feira a atribuição de mais de 61 milhões de euros para concretizar 33 projetos e oito novas infraestruturas na área da investigação e da ciência.


Os fundos foram apresentados esta tarde numa sessão promovida pela CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), e que contou com a presença do presidente da estrutura, António Cunha.


O responsável destacou que o pacote dos 61 milhões de euros "têm uma relevância incontornável para a agenda do desenvolvimento do Norte e para o seu impacto transformador", assinalando que existe um "consenso regional, partilhado por autarcas e entidades intermunicipais, quanto ao papel da ciência" no crescimento da região.


Os fundos serão distribuídos pelas universidades do Porto, Minho, UTAD, Cávado e Ave ou Bragança, sendo que os projetos e as infraestruturas terão de ser concluídos até 2023.


No caso da Universidade do Minho, as verbas vão servir para apoiar um novo projeto da Infraestrutura de Investigação de Recursos Microbianos (MIRRI) e para a expansão do Minho Advanced Computing Center (MACC), os quais trarão "ganhos relevantes" para a academia minhota, ressalvou o reitor Rui Vieira de Castro.


Através de uma mensagem deixada via digital, o reitor da Universidade do Minho enfatizou que os fundos para o MACC vão contribuir para "uma aposta nacional nas áreas da computação avançada" e, no caso do MIRRI, para os avanços na "microbiologia e biotecnologia".

Deixa-nos uma mensagem