ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Vanessa Batista

Regional 30.07.2020 15H12

CMB contra-ataca fogos com nova equipa de sapadores florestais e posto de vigia

Escrito por Vanessa Batista
Segunda equipa de sapadores florestais entra ao serviço a 5 de Agosto. O Município de Braga investiu, no total, 100 mil euros nas duas equipas de sapadores florestais da Associação Florestal do Cávado.

O Município de Braga tem a partir do dia 5 de Agosto mais uma equipa de sapadores florestais e um novo posto de vigia activo. Os cinco novos elementos vão contar com uma nova viatura de apoio, cedida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que se vai juntar à equipa já a operar no território desde 2017. A cerimónia de apresentação decorreu, esta quinta-feira, no Campo de Tiro de Braga.


As duas equipas vão dar resposta a um total de 70 hectares que integram os perímetros florestais do Mosteiro de Tibães e do Bom Jesus do Monte. Para além das tarefas de limpeza e vigilância, as duas equipas estão, também, disponíveis para acções de rescaldo e combate a incêndios no âmbito do CODIS.


Altino Bessa, vereador com o pelouro da Protecção Civil na Câmara Municipal de Braga, afirma que esta nova equipa é "uma mais-valia", pois vai "reforçar" o dispositivo de Protecção Civil no Município. As duas equipas estarão em permanência exclusivamente no município de Braga.


De realçar que a nova equipa de sapadores florestais vai ficar de vigia no novo posto instalado em Gualtar junto aos depositos da Agere. "Um dos pontos mais altos do município", refere. Deste modo, a primeira equipa de sapadores florestais da Associação Florestal do Cávado estará no posto de vigia instalado no Penedo das Letras.



Duas equipas de sapadores florestais representam um investimento de 100 mil euros.


Carlos Cação, presidente da Associação Florestal do Cávado, adianta que os cinco profissionais estão actualmente a receber formação. A implementação de uma segunda equipa tem o custo directo, para os cofres da autarquia, de 100 mil euros (dois protocolos de 50 mil euros cada). Esta verba, segundo Carlos Cação, permite "fazer face às despesas de manutenção, salários dos 45 sapadores e funcionamento da associação".


A Associação Florestal do Cávado é uma instituição sem fins lucrativos. Para o futuro a associação tem como meta o desenvolvimento de uma área de certificação florestal.



Benefício para a região é muito superior ao investimento.


A garantia é do presidente da Câmara Municipal de Braga, que defende que o alargamento para uma segunda equipa de sapadores florestais vai permitir dar uma resposta mais cabal às necessidades de um concelho exposto a vários factores de risco.


Ricardo Rio aproveitou o momento para enfatizar o apelo do vereador da Protecção Civil, Altino Bessa, para que sejam os cidadãos a denunciar situações de incumprimentodos proprietários no que diz respeito à falta de limpeza e ordenamento dos seus espaços adjacentes às residências. Deste modo, as equipas responsável podem avaliar, triar e agir coercivamente para impor a limpeza dos terrenos.


"Infelizmente ainda existe um grau de incumprimento demasiado elevado por parte dos proprietários em relação às suas obrigações legais", elenca. 

Deixa-nos uma mensagem