Nova ETAR do Este deve avançar em meados de março

A construção da nova ETAR do Este poderá avançar em meados de março. A informação foi avançada, esta quinta-feira, pelo administrador da AGERE, Rui Morais, que garante que o financiamento comunitário de nove milhões de euros não se perde, havendo até a possibilidade de aumentar.
Neste momento, a empresa municipal de Braga está apenas à espera da luz verde da CCDR-N, uma vez que as verbas vão “transitar do Portugal 2020 para o Portugal 2030”.
“Já tivemos a reunião com a CCDR-N, que está a tratar da parte jurídica e administrativa da passagem do quadro comunitário anterior para este. Cabe-lhes definir as regras e estamos só à espera dessas orientações”, afirmou o responsável. Rui Morais acredita que o processo avance até “meados de março”, uma vez que “o quadro anterior termina a 31 de março”. Da parte da AGERE, “está tudo pronto para avançar com a obra a qualquer momento”, uma vez que também “o estudo de impacto ambiental está aprovado”.
O financiamento de nove milhões de euros, garante o administrador, “está assegurado”. “Não transitam os nove milhões de euros, porque já recebemos 1,5 milhões e poderá até haver possibilidade de ampliação”.
O investimento previsto para a nova ETAR do Este ronda os 30 milhões de euros e a obra será executada pelo consórcio de empresas EFACEC ABB e Névoa, SA, vencedor do concurso público internacional.
