ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Cultura 14.09.2021 20H55

Nova exposição de homenagem a André Soares patente no Palácio do Raio

Escrito por Elsa Moura
"A arte em Portugal no século XVIII': Congresso Internacional de Homenagem a André Soares", é o nome da exposição inaugurada esta terça-feira, no Palácio do Raio, em Braga.

Foi inaugurada esta terça-feira no Palácio do Raio, em Braga a exposição "'A arte em Portugal no século XVIII': Congresso Internacional de Homenagem a André Soares", organizada pela Biblioteca Pública de Braga e pelo investigador Eduardo Pires de Oliveira.


A mostra pode ser visitada até sábado, entre as 10h00 e 13h00 e as 14h30 e 18h30. Insere-se nas celebrações dos 300 anos do nascimento e dos 250 anos da morte do mestre português do barroco rococó, promovidas pelo Município de Braga.


A exposição foca-se no congresso realizado em 1973, do qual saiu definitivamente consagrada a figura de André Soares.


André Soares produziu dezenas de obras de arquitetura, talha, ferro, desenho e cartografia, destacando-se pela criatividade e ousadia. O seu primeiro grande projeto foi o novo Paço Arquiepiscopal de Braga, hoje Biblioteca Pública de Braga. Seguiram-se na cidade mais 21 obras, realizadas no Palácio do Raio (palco desta exposição), nos Paços do Concelho, no Mosteiro de Tibães, no Santuário da Falperra, na Igreja e Convento dos Congregados e no Bom Jesus. O seu talento estende-se pelo Norte do país, do qual constituem exemplo a talha da Capela da Sra. d’Agonia (Viana do Castelo), o Palácio de Mateus (Vila Real), a Sé de Lamego, além de obras em Guimarães, Vila Verde, Esposende, Ponte de Lima, Amares, Arcos de Valdevez, Penafiel e Gaia.

Deixa-nos uma mensagem