Nova sede da AAUMinho deverá arrancar em 2022 e custa mais de 2ME

São cerca de1600 metros quadrados, divididos por três grandes áreas. A nova sede da AAUMinho já ganhou forma no papel e deverá ganhar forma no terreno em 2022. Esse é pelo menos o desejo do ainda presidente Rui Oliveira.
Em dia de aniversário, o dirigente associativo apresentou o projeto que prevê “uma zona administrativa,de cerca de 400 metros quadrados, outra área destinada aos grupos culturais, com aproximadamente 450 metros quadrados e um espaço para concessões, onde ficará, por exemplo, o bar académico”.
O projeto prevê “uma ponte que terá dois anadares: uma parte inferior, onde estará o auditório e três salas de ensaio, e uma parte superior, mais perto do Instituto de Ciências Sociais, onde estará instalada a zona administrativa da sede, depois, junto ao Complexo Pedagógico (CP) 3 e à Escola de Economia e Gestão, será o espaço dos grupos culturais”, revelou à RUM, Rui Oliveira.
O edifício que albergará o Bar Académico está projetado para a parte frontal do terreno terá “três pisos, em baixo uma área com esplanada e armazém do bar, depois um segundo andar onde será um snack-bar e um ponto de convívio e, no piso de cima, um espaço mais amplo e versátil, que permita instalar o Bar Académico à semelhana do que é hoje”. Na envolvente, o projeto prevê um espaço com jardim, um mini anfiteatro e uma zona de lazer.
Na parte lateral do edifício, perto do CP 3, ficará um supermercado automático, que vai funcionar 24 horas.
Com o setor da construção civil a passar por uma crise de mão de obra e falta de material, Rui Oliveira, que está de saída da AAUMinho, não se compromete com datas. “Gostávamos de arrancar o mais rápido possível, mas vai depender das empresas que estejam disponíveis”. Além disso, a crise no setor levou a “um aumento enorme dos custos” e a nova sede passou a estar orçada em “2,3 ou 2,4 milhões de euros”.
Ainda em análise está o espaço destinado aos grupos culturais, que deverá ficar fechado em janeiro.
