ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

MUNICÍPIO DE FAMALICÃO
Elsa Moura

Regional 11.02.2024 14H34

Nova USF em Calendário é ponto de partida para renovação alargada em Famalicão 

Escrito por Elsa Moura
Obra vai custar mais de 2,2Milhões de Euros. Autarquia de Famalicão cedeu terreno à ARS-Norte e há apoios garantidos via PRR.

O executivo municipal famalicense aprovou na última semana a abertura do concurso público para a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São Miguel-o-Anjo, na freguesia de Calendário, com um valor base de 2,2 milhões de euros, metade do qual é assumido pela autarquia. É o ponto de partida para um processo de recuperação de equipamentos na área da saúde naquele concelho.


As novas instalações desta USF vão ser construídas num terreno cedido pela autarquia à ARS Norte, localizado na rua Francisco António dos Reis, em Calendário. O equipamento contará com espaços específicos dedicados à Saúde da Mulher e da Criança e à Prestação de Cuidados de Saúde Gerais.


O prazo de execução para esta empreitada é de 480 dias e o projeto inclui, entre outros, gabinetes médicos e de enfermagem, área administrativa, área de apoio, salas de espera, instalações sanitárias, entre outros espaços.


As propostas deverão ser entregues até às 23h59 do 30.º dia a contar da data do envio do anúncio para publicação em Diário da República.

Segundo o autarca local, Mário Passos, esta será a primeira de um conjunto de obras de construção e renovação de centros de saúde no território famalicense, admitindo que se trata de "uma necessidade premente de renovação das condições do edificado da rede de cuidados de saúde do concelho". 


Recorde-se que a Câmara Municipal de Famalicão assinou um conjunto de contratos-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte que serviram de base para a apresentação de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista à construção e apetrechamento de equipamentos de cuidados de saúde primários, entre os quais as USF de São Miguel-o-Anjo, de Joane, de Nine e de Ruivães, e à requalificação do Centro de Saúde de Famalicão e do Centro Diagnóstico Pneumológico.

Deixa-nos uma mensagem