ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Regional 08.10.2020 13H14

Agrupamento D.Maria II com 91 alunos, 15 docentes e um funcionário em isolamento

Escrito por Liliana Oliveira
Um aluno do 3.º ano da Escola Básica de Tenões e um estudante do 9.º ano da EB 2/3 de Lamaçães testaram positivo à Covid-19.
João Dantas, director do Agrupamento de Escolas D. Maria II

false / 0:00

Dois alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II testaram positivo à Covid-19, no início da semana passada. 

A situação levou a autoridade de saúde pública a decretar isolamento a "68 alunos, três docentes e um assistente operacional na Escola Básica de Tenões e a 23 estudantes e 12 professores na EB 2/3 de Lamaçães", disse à RUM o director do Agrupamento de Escolas D. Maria II, João Dantas 


Um dos alunos infectados pertence à turma do 3.º ano da Escola Básica de Tenões, o outro frequenta o 9.º ano na EB 2/3 de Lamaçães.


Os alunos e docentes da Escola Básica de Tenões terminam o isolamento a 10 de Outubro, depois do caso positivo já ter sido confirmado no início da semana passada. Em Lamaçães, o confinamento termina três dias depois.

Segundo apurou a RUM, os alunos testaram positivo depois de terem estado em contacto com outras pessoas infectadas, numa festa e num convívio familiar.Até ao momento, não há confirmação de mais nenhum caso. Quatro alunos da Escola de Tenões fizeram o teste, por vontade dos pais, mas testaram negativa à Covid-19.


Contactado pela RUM, o director esclareceu ainda que, em Lamaçães, o isolamento vai afectar outros alunos, já que o mesmo professor dá aulas a várias turmas. O Agrupamento já prepara, por isso, uma resposta. "As outras turmas terão apoio quando for possível. Estamos a ver se conseguimos mobilizar o delegado de turma a ligar os equipamentos e aceder à informação que os docentes estão a enviar de casa e temos sempre alguns professores que têm uma componente não lectiva e que irão cobrir estas turmas". No entanto, alertou o director, nem sempre esta substituição será possível e caso surjam casos positivos e de isolamento em várias turmas em simultâneo a situação torna-se insustentável. 


João Dantas diz que contratação de novos professsores para substituição "não é viável"


A contratação de novos professsores para os 14 dias de confinamento, afirmou, também "não é viável", já que "só o tempo de contratação são oito dias, se tudo correr bem". "O equilíbrio entre Saúde e Economia é que irá fazer com que o Governo determine um sistema misto, ou um sistema em que os alunos fiquem todos em casa, com os prejuízos que isso possa ter para a Economia, ou correndo sempre alguns riscos de se manter até ao limite esta situação de substituição dos professores", afirmou João Dantas.


O Agrupamento de Escolas D. Maria II tem já sugerido aos encarregados de educação que os alunos das turmas com docentes em isolamento possam ficar em casa quando a aula em questão esteja prevista para o primeiro ou último bloco do horário. "O que sugerimos é que se o aluno vai ter Português e o docente está confinado o estudante poderá não vir à escola, já que estas actividades podem ser feitas através de casa", esclareceu. 


Por enquanto, os alunos da Escola Básica de Tenões serão apoiados à distância pelos professores, com um momento de videoconferência diário. A situação, sublinhou o director, exige sempre o apoio dos pais, já que em causa estão crianças que não são ainda autónomas.

Deixa-nos uma mensagem