Novo Estádio Municipal de Famalicão pode chegar aos 20 milhões de euros

O novo Estádio Municipal de Famalicão vai localizar-se no mesmo sítio do atual recinto. A garantia foi dada, esta segunda-feira, pelo presidente da câmara, após uma reunião com o presidente da SAD do Futebol Clube de Famalicão, Miguel Ribeiro, e com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

O valor pode chegar aos 20 milhões de euros e a ideia, de acordo com Mário Passos, é negociar com privados, de forma a que a autarquia tenha “uma linha de tendência perto de zero” ao nível de custos. “Sabemos que, à partida, não será zero, já que isso era quase magia, mas estamos a trabalhar num modelo que não comprometa as gerações futuras no que concerne ao investimento”, refere, prevendo que a apresentação do projeto aconteça até ao final do ano.

O processo implica uma operação urbanística, incluindo, “porventura”, a revisão do PDM – Plano Diretor Municipal. Dos 44 mil metros quadrados que preenchem aquela zona, “metade será para a reconstrução do estádio”, sendo “necessário perceber o que fazer com o restante espaço”. 


No início desta época, o presidente da SAD do Famalicão lamentou o atraso, considerando que o emblema famalicense tem “um estádio de segunda liga”, colocando o ônus na autarquia. Mais de oito meses depois, Miguel Ribeiro enaltece que a SAD “não é parte decisora” e está disponível para ser “parte da solução, também financeira”, dentro das imposições legais.

SAD investe 3 milhões em infraestruturas


A sociedade está a fazer “um investimento integral de 3 milhões de euros em infraestruturas”, com destaque para a deslocalização de toda a estrutura profissional para a academia situada em Esmeriz, que inclui a substituição do relvado sintético por natural. Segundo o dirigente famalicense, a mudança deverá concretizar-se a 1 de julho, tendo em vista a nova época.

Também presente na reunião, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto enalteceu “a sintonia entre clube e SAD” e os “êxitos” alcançados em menos de cinco anos, fazendo menção ao tempo de atividade da sociedade. “Destaco o investimento, com o apoio do Município, naquilo que são as bases para construir um futuro ainda mais risonho”, assinala João Paulo Correia.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Livros com RUM (rep.)
NO AR Livros com RUM (rep.) A seguir: Pérola Negra às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv