ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Cultura 11.10.2020 19H24

Nuno Lopes e Rodrigo Santoro homenageados no Ymotion

Escrito por Liliana Oliveira
Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Vila Nova de Famalicão decorre de 2 a 7 de Novembro.  

O actor brasileiro Rodrigo Santoro e o português Nuno Lopes vão ser homenageados na edição deste ano do Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Vila Nova de Famalicão, que se realiza de 2 a 7 de Novembro.


À 6.ª edição, o festival conta com 45 curtas-metragens, tendo atingido um número recorde de candidaturas, 183. 


Prémio Carreira vai ser atribuído a Nuno Lopes, que, aos 42 anos, conta já com uma carreira em cinema, teatro e televisão. Este ano, o actor deu vida a "Boxer", uma das personagens centrais da série White Lines, a primeira criação original de Álex Pina, autor da muito celebrada La Casa de Papel.


Nuno Lopes tem integrado o elenco de várias produções cinematográficas portuguesas, francesas e brasileiras e já foi distinguido com os prémios Shooting Star no Festival de Cinema de Berlim pela sua participação no filme "Alice", em Veneza recebeu o Prémio Orizzonti para Melhor Ator com filme "São Jorge", ambos realizados por Marco Martins, recebeu o Prémio Angela para melhor actor europeu no Festival de Cinema Europeu Subtitle pelo filme "Posto Avançado do Progresso", e em Portugal já arrecadou cinco Globos de Ouro, um prémio Sophia e um Prémio SPA para melhor actor.


Rodrigo Santoro será também homenageado, na sessão de encerramento, que vai decorrer no Centro de Estudos Camilianos.


O actor brasileiro tornou-se conhecido internacionalmente por sua atuação nas séries de televisão Lost e Westworld. São muitos os prémios acumulados pelo actor ao longos da carreira, com destaque para o Troféu Chopard de Revelação Masculina, no Festival de Cannes, ou o de melhor actor, no Grande Prémio do Cinema Brasileiro.


Deixa-nos uma mensagem