‘O Abafador’ vence prémio principal do Ymotion

A curta-metragem ‘O Abafador’, de Silvana Torricella, em torno do tema da eutanásia, é a grande vencedora da competição do Ymotion 2023. A sessão de encerramento da nona edição do Festival de Cinema Jovem de Vila Nova de Famalicão aconteceu, este sábado, na Fundação Cupertino de Miranda, numa noite que também fica marcada pela homenagem, com ovação de pé, a Maria de Medeiros.

A sessão de encerramento começou com a projeção da curta-metragem ‘The Voyager’ (2017), de João Gonzalez, que sonorizou, ao vivo, a obra. Seguiu-se a entrega do primeiro prémio do festival, o Prémio do Público, atribuído a ‘Icarus’, de Nuno Mina, e, logo depois, o prémio Melhor Fotografia a ‘Capa de Honras – La Cuonta de I Garotico i I Bielho’, de Rui Falcão, que também venceu o prémio Melhor Argumento.

‘Flor de Laranjeira’, de Rúben Sevivas, foi considerado o Melhor Documentário e ‘O Senhor do Porto’, de Tânia Marques, a Melhor Animação. O prémio Escolas Secundárias foi entregue a Isa Sousa, pela obra ‘Madrugada’, e o de Melhor Representação foi conquistado por Inês Sá Frias, pela sua interpretação em ‘Só Nós Dois’, de Carolina Aguiar.

Para além dos prémios da competição, também foram atribuídas menções honrosas a dois projetos de jovens famalicenses – ‘Art’Oculta’, de Mariana Silva, e ‘A Mil Cartas de Distância’, de Andreia Correia -, bem como à performance da atriz Maria Leite em ‘O Abafador’.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv