ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: DR
Pedro Magalhães

Cultura 27.07.2020 15H24

O desenho de Braga por artistas belgas na recente edição da Fundação Bracara Augusta

Escrito por Pedro Magalhães
Gerárd Michel, Chris Damaskis e Fabien Denoel desenharam vários monumentos icónicos da cidade. 

O desenho de Braga por três artistas belgas está presente no 51º e mais recente volume da colecção “Braga Cidade Bimilenar”, editado pela Fundação Bracara Augusta.


O livro, intitulado "Braga vista por três urban sketchers belgas", reúne a arte de Gerárd Michel, Chris Damaskis e Fabien Denoel, que desenharam vários monumentos icónicos da cidade, como o Bom Jesus ou a Sé, mas também pormenores como azulejos, pichagens ou anúncios comerciais. 


A apresentação do livro decorreu esta segunda-feira no café A Brasileira, local onde o director da publicação,  

Eduardo Jorge, encontrou um dos artistas, em 2018, a desenhar traços da cidade. Eduardo desafiou depois o artista e mais dois compatriotas belgas a oferecerem a sua arte à Fundação Bracara Augusta, resultando agora no conteúdo final do livro.


O responsável da fundação destacou que o livro cristaliza o quadro actual de Braga, podendo ser um chamariz para os mais novos enveredarem pelo desenho. "É um convite a que os mais novos se dediquem também a desenhar a sua cidade. Este é um livro que fixa, no desenho, aspectos que mais tarde acabarão por ter o seu desgaste", abordou.


Já Luís Cristóvam, responsável pela capa e arranjo gráfico do livro, assinalou que o livro é a demonstração de que Braga "é uma cidade monumental e desenhável", apontando os vários pormenores desenhados presentes no livro que habitualmente fogem ao olhar do bracarense. Isso mesmo foi também realçado por Micaela Ramon, vogal da Fundação Bracara Augusta, que salientou ser "curioso verificar, no livro, como é que um olhar forasteiro vê a cidade".


O volume 51 da colecção “Braga Cidade Bimilenar” teve uma tiragem de 500 exemplares. A publicação já se encontra à venda nas livrarias e museus da cidade, tendo o preço de 10 euros. 

Deixa-nos uma mensagem