ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 30.04.2021 07H00

Ministro do Ensino Superior vai estar na inauguração da exposição "O silêncio da terra"

Escrito por Vanessa Batista
Sessão está agendada para as 18h00 desta sexta-feira, 30 de Abril, na  Galeria do Paço.
Palavras da professora do departamento de história do Instituto de Ciências Sociais da UMinho e uma das curadoras da exposição, Fátima Moura Ferreira.

false / 0:00

Refletir sobre a relação entre o colonizador e o povo colonizado assim como obrigar à "problematização" do espólio é o objetivo da exposição “O silencia da terra. Visualizações (Pós)Coloniais Intercetadas pelo Arquivo Diamang”. As mais de 29 mil fotografias do arquivo Fotográfico da Diamang vão estar patentes a partir de hoje na Galeria do Paço da Universidade do Minho até 30 de junho e no Museu Nogueira da Silva até 10 de setembro.


A iniciativa resulta do projeto de investigação “Mapeamento e Sentidos Críticos do Arquivo Fotográfico da Diamang”, coordenado por Fátima Moura Ferreira, investigadora do Lab2PT da Universidade do Minho. A RUM conversou com a professora do departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, que realça a importância do diálogo crítico sobre esta prática na época colonial portuguesa realçando o "silêncio" da população, uma vez que as imagens "excluem muita da experiência e vivências das comunidades que construíram o projeto da Diamang".

 

O programa complementar da exposição inclui um ciclo de conferências semanais entre 14 de maio e 25 de junho, que integra ainda um ciclo de cinema todas as quintas-feiras, visitas organizadas com alunos do Departamento de História da academia minhota e oficinas artísticas, ambas com marcações prévias através do Museu Nogueira da Silva. Está ainda prevista uma venda de livros sobre a temática na Galeria do Paço.


A sessão de inauguração decorre às 18h00, na Galeria do Paço, no centro de Braga, com intervenções do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, e do diretor do Lab2PT, Jorge Correia. Vai estar também presente a equipa curatorial da exposição, formada por Duarte Belo, Fátima Moura Ferreira, Miguel Bandeira Duarte e Patrícia Leal, para além de outros colaboradores e artistas.

Deixa-nos uma mensagem