ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Cultura 27.06.2022 12H11

Obras no Mosteiro de Tibães concluídas dentro de 180 dias

Escrito por Vanessa Batista
Trabalhos foram cofinanciados pelo Programa Operacional do Norte 2020.

Dentro de 180 dias deverá estar concluída a reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães. A obra foi adjudicada à empresa Signinum - Gestão de Património Cultural, Lda, pelo valor de 249 mil euros, sendo também cofinanciada pelo Programa Operacional do Norte 2020.


A empreitada irá permitir uma forte melhoria na condução e escoamento das águas pluviais que, por conseguinte, irá ajudar a assegurar a preservação do espólio existente no interior da igreja. Será instalado um revestimento cerâmico, além de uma revisão de toda a armação dos telhados em madeira, a sua limpeza geral e proteção, substituição de peças em mau estado de conservação, entre outros.


O Mosteiro de Tibães está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944 e aguarda a reclassificação como Monumento Nacional. Desde 1986, data da respetiva aquisição pelo Estado Português, que o imóvel tem vindo a ser recuperado e reabilitado, dado o profundo estado de degradação em que se encontrava.

Deixa-nos uma mensagem