ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Cultura 07.05.2022 09H22

OPEN CALL para Arte Pública e Programação Cultural até 15 de junho

Escrito por Redação
A 2ª edição das Open Call,  inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público BAIRRO C, elege como mote “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”. 

A 2ª edição das Open Call elege como mote “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”. Foram apresentadas, esta semana, na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, no Campus de Azurém,  as OPEN CALL nas áreas de Arte Pública e Programação Cultural, inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público BAIRRO C. 


CRUZAR MUNDOS, CRUZAR CAMINHOS – 2ª edição da Open Call ARTE PÚBLICA – 2022


A 2ª edição da Open Call elege como mote “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”, sentidos poéticos que convocam quer a diversidade de expressões artísticas que se encontram no CIAJG, objetos e artistas provenientes de geografias e tempos distintos entre si, quer a ideia de que é necessário inventar novos “caminhos” que cruzam a Praça onde o CIAJG está implantado. Em suma, procuram-se novas e outras formas de encontro que possibilitem habitar a praça de vivências renovadas, inscrevendo-as no quotidiano de quem aí passa de forma singular e crítica.

As propostas apresentadas requerem um caráter temporário (> 6 meses) e devem deter-se na especificidade local, do ponto de vista espacial, urbano, arquitetónico, mas também na sua especificidade relacional, social e cultural. Devem procurar promover a permanência de pessoas no lugar, através de instalações inéditas, concebidas especialmente para o espaço em questão, e devem possibilitar uma prática de encontro e de lazer, enunciando caminhos futuros para a envolvente onde o CIAJG se encontra.


Open Call Programação Cultural e Curadoria

A Open Call direcionada para a área de PROGRAMAÇÃO CULTURAL E CURADORIA destina-se a selecionar 2 propostas que ofereçam uma programação inovadora e experimental a realizar-se na praça da Plataforma das Arte e da Criatividade e no próprio CIAJG (nos seguintes espaços: loja/livraria, cafetaria e sala de conferências). As ações deverão ser pensadas para “dentro” e “fora”, permitindo ao público conhecer não só a praça, mas também o(s) espaço(s) do CIAJG e fruir de ações na área das artes, pensamento, debate, música, participação, mediação, etc.



A entrega das propostas pode ser feita até 15 de junho. No dia 24 serão anunciadas as propostas selecionadas e entre julho e agosto decorrerá o trabalho de criação e implementação da proposta selecionada.

Deixa-nos uma mensagem