ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB. Administrador dos TUB, Teotónio Santos
Elsa Moura

Regional 07.09.2020 09H47

Os desafios dos TUB na elaboração do plano de regresso às aulas

Escrito por Elsa Moura
Ainda em processo de renovação de frota, empresa municipal prepara reforço de autocarros para ano escolar desafiante.

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) estão a estudar com as escolas e com a autarquia o regresso às aulas, altura em que o número de utilizadores deverá aumentar de forma significativa. O plano ainda não está fechado, mas segundo o administrador, Teotónio Santos, a preparação desta nova fase está em curso “desde Julho”.


Com cerca de 15 mil estudantes a utilizarem diariamente os TUB, o administrador não esconde que se aproxima um período “crítico” dependendo também das alterações de horários levadas a cabo pelas escolas e instituições de ensino do concelho. O desfasamento de horários “é a principal preocupação” já que vai exigir “mais meios” em circulação. Recentemente chegaram mais autocarros eléctricos, mas a frota dos Transportes Urbanos carece ainda de uma forte renovação. Até final do ano deverão chegar mais duas dezenas de autocarros movidos a gás natural, mas com desfasamento de horários escolares e a limitação do número de passageiros devido às regras impostas pela DGS, o número de autocarros pode não conseguir responder às necessidades.


“Estamos a trabalhar desde Julho com o pelouro da Educação e com as escolas do concelho para prestar um melhor serviço, apesar da frota não esticar”, começa por referir. “Estamos a estudar a melhor forma para nos adaptarmos e a aguardar mais informações para responder positivamente a este desafio”, acrescenta Teotónio Santos.


Os TUB transportam, em média, 50 mil passageiros por dia, 15 mil dos quais estudantes dos diferentes níveis de ensino. As aulas arrancam entre 14 e 17 de Setembro.


Na Universidade do Minho, o ano lectivo começa mais tarde e a instituição já admitiu a possibilidade de aulas ao sábado. O administrador dos TUB aponta que a zona de Gualtar “está muito bem servida em termos de transporte público”, ainda que admita para o futuro a “avaliação de algum reforço num horário mais concreto”.


Em Junho os TUB tinham 50% dos clientes relativamente ao ano anterior e em Julho atingiram os 70%, à semelhança do mês de Agosto.


TUB à procura de recuperar a confiança dos utilizadores

Durante dois meses e meio não foram cobrados títulos de transporte nos TUB. Depois desse período "contorbado". Teotónio Santos refere que em Junho já tinham "50% dos clientes" comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Em Julho subiram para 70% tal como em Agosto.


O administrador dos TUB apela à população que "confie" na empresa municipal que garante a higienização e desinfecção das viaturas, além do cumprimento das regras impostas. "Estamos a não ultrapassar os dois terços da lotação, os passageiros só viajam com máscara. Temos desinfectante e estamos a ser muito prudentes no seguimento de todas as indicações. Podem-se sentir confiantes para poder viajar nos transportes", assegurou.


Aquisição de novos autocarros

Os Transportes Urbanos de Braga preparam-se para lançar o concurso público para a aquisição de 25 autocarros movidos a gás natural. Antes do final do ano, dificilmente surgirão novidades sobre o assunto.

Deixa-nos uma mensagem