Academia 28.04.2022 17H20
Palácio da Imaginação quer ser semente para intervenção no Bairro da Emboladoura
Projeto que conta com a parceria do ProChild CoLab da UMinho está a recolher apoios para continuar a construir um Palácio da Imaginação no Bairro da Emboladoura, em Pevidém, Guimarães.
O “Palácio da Imaginação” quer ser a semente que irá levar à intervenção no Bairro da Emboladoura, em Pevidém, Guimarães. O trabalho tem como entidade promotora a Fraterna, sendo o ProChild CoLab o principal parceiro do trabalho que contou com apoio financeiro do programa Bairros Saudáveis. De frisar que este projeto está inserido num outro, "O extraordinário do ordinário", que tem como missão desenvolver uma estratégia nacional no combate à pobreza e à exclusão social na infância enquadrada numa estratégia transdisciplinar.
Ambos os trabalhos têm como foco as crianças, mais concretamente, dar novos significados aos espaços urbanos através do olhar das mesmas.
O Bairro da Emboladoura foi construído há sensivelmente 40 anos e quase não sofreu obras de melhoramento até ao momento.
A coordenadora da investigação-ação da parte da Universidade do Minho e docente da Escola de Arquitetura, Arte e Design, Cidália Silva, foi a convidada da última edição do UMinho I&D. Em declarações à Universitária, a responsável sublinhou a importância de "criar um processo de intervenção no espaço público que não seja "top down", ou seja, os arquitetos em gabinetes a fazer um bonito projeto sem ouvir a população". Segundo a responsável, a equipa já desenvolveu vários contributos que podem ser uma mais valia para um processo mais alargado de requalificação deste bairro que possui carências "gravíssimas" em termos infraestruturais.
Depois de uma primeira auscultação, através de um questionário, a equipa chegou à conclusão que a população deste bairro vê com bons olhos a criação de um espaço "coletivo, multifuncional e intergeracional" que a equipa espera conseguir dar resposta a médio/longo prazo.
Neste momento, a equipa está a construir uma "box" que deverá estar concluída em maio. Através do protótipo de cartão ficou bem frisado que a imaginação das crianças não tem limites, por isso este será um espaço que servirá para estudo, brincadeira e mercado.
O projeto da UMinho está a recolher apoios para continuar a construir um Palácio da Imaginação no Bairro da Emboladoura.
A Câmara Municipal de Guimarães prepara-se para estabelecer um protocolo de cooperação com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para desbloquear o impasse nas obras de reabilitação deste bairro que desde a sua construção nunca foi intervencionado.