PAN exige explicações à Águas de Barcelos sobre descargas no Cávado

A comissão distrital de Braga do PAN exige à empresa Águas de Barcelos que clarifique e agilize a intervenção que há vários anos se reclama para a ETAR construída em 2010.
As descargas constantes no rio Cávado são de conhecimento público. Depois de uma visita aquele território, Rafael Pinto, rosto do PAN Braga, deixou duras críticas à actuação das entidades responsáveis, assinalando que já não se trata apenas de um problema ambiental.
O PAN quer perceber “o que tem faltado para entrar em funcionamento a nova ETAR”, já que a ETAR de Areias de Vilar não tinha capacidade para tratar todos os resíduos”. Segundo a CM Barcelos descarta responsabilidades e assinala que a Águas de Barcelos ainda não construiu uma estação elevatória necessária. “Questionamos a Água de Barcelos para perceber o que tem impedido esta construção. As águas não estão a receber o tratamento completo”, explica Rafael Silva.
O coordenador da comissão distrital do PAN Braga avisa que “além do enorme impacto ambiental no rio Cávado há um problema de saúde pública” já que o areal de Barcelinhos, a poucos quilómetros do local, é utilizado por banhistas. “Queremos perceber o que é que tem falhado e queremos que a população tenha conhecimento do que se está a passar porque muitos banhistas, se conhecessem a situação, provavelmente não utilizariam o areal de Barcelinhos”, acrescenta.
