Legislativas 2025 07.05.2025 18H41
PAN quer baixar IMI a arrendatários com contratos para estudantes deslocados
A proposta, reconhece Tiago Teixeira, cabeça de lista por Braga, não é “’win-win’ para toda a gente”, mas é uma solução "mais rápida e imediata".
O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) propõe a isenção ou redução de Imposto Municipal sobre Imóveis aos arrendatários com contratos dirigidos a estudantes deslocados, para colmatar de forma imediata a inexistência de camas para universitários.
A proposta, reconhece Tiago Teixeira, cabeça de lista por Braga, não é “’win-win’ para toda a gente”. “Precisamos de respostas mais imediatas e nós temos soluções para curto, médio e longo prazo. Esta é uma solução a curto prazo. Nós precisamos que os estudantes que agora vão entrar em setembro tenham habitação, temos que ter propostas mais rápidas, mais concretas”, explicou em entrevista à RUM.
Além disso, o partido considera importante que “em novas construções, novos planos e novos projetos de habitação esteja sempre consagrada a habitação acessível e o alojamento estudantil”, defendendo ainda o “aumento o complemento de alojamento” para estes alunos.
Precisamos de ter alojamento estudantil para conseguir atrair talento
”Precisamos de ter alojamento estudantil para conseguir atrair talento, não só do nosso distrito, mas do resto do país, para conseguirmos crescer a nível internacional”, apontou Tiago Teixeira.
A retenção de talento é outra preocupação do PAN, que pretende dar aos jovens “qualidade de vida, bons salários, habitação, condições de saúde”, aspetos que “o distrito de Braga não tem conseguido”.
Na área da mobilidade, Tiago Teixeira não acredita na concretização da linha vermelha do Bus Rapid Transit (BRT) em Braga, até junho de 2026. “Este projeto não devia ter sido segregado para os Transportes Urbanos de Braga, porque agora precisamos responsabilizar alguém publicamente pela não execução do projeto. Faltam 13 meses para ele estar acabado e não há uma pedra. Estamos a falar de um projeto de 76 milhões de euros que iria rasgar a cidade de um ponto a outro, acho que teríamos que ser muito crentes para acreditar que este projeto algum dia irá ver a luz do dia”, criticou.
PAN prefere ferrovia a ligar Braga a Guimarães
O cabeça de lista lamenta que não haja articulação entre projetos. “Falamos do BRT e do TGV, mas nunca falamos deles em conjunto, onde é que vão ser as paragens, onde é que vai haver o desvio, como é que vão ser feitas as ligações intermodais, é preciso discutirmos isto a este nível”, disse Tiago Teixeira.
O Pessoas-Animais-Natureza “sempre defendeu a aposta na ferrovia entre Guimarães e Braga”. O candidato admite esta possibilidade, desde logo pelos “valores que se falam em relação ao BRT”. “Estamos a falar de 300 milhões de euros, eu não sei até que ponto é que uma ferrovia também não faria sentido quando estamos a falar destes valores”, acrescentou.
Em ano de Capital Portuguesa da Cultura, o PAN quer também centrar a sua atenção nesta área. Desde logo, propõe “a criação de uma rede nacional de residências artísticas”. “A declaração de interesse a nível cultural também tem que ser uma realidade para preservarmos aquilo que já existe e que nos diferencia”, acrescentou.
PAN propõe ainda um SNS Animal, IVA da Saúde Animal a 6% e uma Estratégia Internacional para os Animais Abandonados
O PAN propõe ainda um SNS Animal, IVA da Saúde Animal a 6% e uma Estratégia Internacional para os Animais Abandonados.
Algumas sondagens colocam em cima da mesa a possibilidade de o PAN ficar fora do Parlamento. O partido obteve, em Braga, em 2019, quase 12 mil votos e foi a sexta força política mais votada. Em 2022, houve uma queda drástica para cerca de metade dos votos e passou a oitava força política. O ano passado conseguiram aumentar a votação para os oito mil, mas foram ultrapassados pelo LIVRE.
Reconhecendo que a sua eleição é difícil, Tiago Teixeira admite que os números desceram, mas que a “conjuntura é completamente diferente”. “Eu acho que as pessoas não desacreditaram, o PAN trabalha pelas causas e para as causas, e parece-me que continua a ser o partido referência em diferentes áreas”, finalizou.
Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.