Internacional 20.11.2023 18H30
Parlamento Europeu diz "basta" a violência contra mulheres e crianças
Violência contra as mulheres e crianças marcou o discurso da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, na sessão de abertura do plenário, em Estrasburgo, França.
"Não há desculpas" para os atos horríveis que têm vindo a ser cometidos sob crianças e mulheres na Europa e no mundo. A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, começou o seu discurso de abertura do plenário em Estrasburgo com relatos de violência que chegam de Itália. O corpo de uma jovem de 22 anos foi encontrado sem vida e com marcas de violência no nordeste do país.
"A justiça e a responsabilização é um pequeno passo para os que ficam. Temos de fazer mais pelas mulheres", declara.
Roberta Metsola reitera a necessidade de criar um "Quadro de Proteção Adequado" para proteger as mulheres. De acordo com a Agência da União Europeia para os Direitos Fundamentais, em 2014, uma em cada 10 mulheres experienciaram algum tipo de violência sexual desde os 15 anos. Uma realidade que será alvo de discussão esta quinta-feira,23 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
As crianças não foram esquecidas no seu dia internacional. A presidente recordou a visita a Israel onde testemunhou a tortura por parte do Hamas a 7 de outubro. "48 dias depois muitas crianças continuam nas mãos do Hamas, escondidas em túneis em Gaza. Temos de ajudar a trazer todas para casa. Em breve espero que existam progressos nesta frente", refere.
A responsável fala ainda da realidade das famílias palestinianas que escrevem os nomes dos filhos nos seus corpos para em caso de desastre, ou seja, morte consigam identificar os corpos. "É indiscritível. Onde havia esperança há agora dor. Será que vamos conseguir convencer estas crianças do valor da esperança sob o extremismo", levanta a questão.
As crianças ucranianas levadas à força pelas forças russas não foram esquecidas. Roberta Metsola garante que a União Europeia irá utilizar todos os instrumentos à sua disposição para que estas crianças possam voltar às suas casas.
Esta terça-feira, será voltado o relatório redigido pela eurodeputada do PCP, Sandra Pereira, que recomenda o aumento do investimento em serviços públicos de saúde e educação assim como o aumento da oferta pública e universal dos serviços de creches e educação pré-escolar.
O dia ficará marcado pela inauguração do edifício Simone Veil, em homenagem à política francesa, primeira mulher a presidir ao Parlamento Europeu. Está ainda prevista a visita do presidente da República do Quénia.
Quarta-feira, 22 de novembro, a presidente do Parlamento Europeu irá reunir com o primeiro-ministro da Bulgária. A situação em Gaza, necessidade de libertação dos reféns e de tréguas humanitárias imediatas será o tema do debate prioritário.