ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: Nuno Dias
Catarina Martins

Cultura 17.04.2023 13H48

UMinho organiza roteiro pelos letreiros da cidade de Braga

Escrito por Catarina Martins
Passeio está agendado para esta terça-feira, às 18h00. O Chafariz da Praça da República é o ponto de encontro.
Declarações de Helena Pires, coordenadora da Passeio - plataforma de arte e cultura urbana do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

false / 0:00

A Passeio - plataforma de arte e cultura urbana do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho organiza um roteiro pelos letreiros da cidade de Braga. No âmbito de mais um seminário de Cultura Visual e em colaboração com o projeto ‘Letras de Braga’, a iniciativa está agendada para esta terça-feira, às 18h00.


À RUM, Helena Pires, coordenadora da plataforma, sublinha a necessidade de "valorizar o património gráfico e visual da cidade". "É um elemento importante da nossa cultura visual, que muitas vezes não é valorizado e não tem a visibilidade que poderia ter", considera, acrescentando "queremos envolver não só os habitantes, mas também qualquer pessoa interessada em conhecer a cidade numa perspetiva pouco comum". 


"Queremos valorizar um património que às vezes é mais marginal, menos enfatizado e que corre risco de desaparecimento", aponta.


O letreiro das Frigideiras do Cantinho, o letreiro da antiga fábrica Lusitana e as letras do Café Viana e Café Astória são algumas das paragens previstas do roteiro. O Chafariz da Praça da República será o ponto de encontro. A iniciativa será comentada e no final haverá uma conversa sobre a experiência. 


Helena Pires desvenda ainda as próximas iniciativas que estão a ser preparadas, nomeadamente um passeio pelas vitrines da cidade, "que é também um aspeto muito importante da cultura visual urbana", e um passeio de bicicleta.


Mais informação aqui.

Deixa-nos uma mensagem