ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 01.08.2024 17H49

Paulo Cunha é recandidato à distrital de Braga do PSD

Escrito por Liliana Oliveira
Apesar do Congresso do PSD decorrer em Braga, em setembro, Paulo Cunha considera que mais importante do que o momento da apresentação da candidatura é a escolha "assertiva" do candidato.
Declarações de Paulo Cunha, em entrevista à RUM

false / 0:00

Paulo Cunha é recandidato à liderança da distrital de Braga do PSD. O famalicense, que agora assume o lugar de eurodeputado, quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido neste primeiro mandato. Paulo Cunha considera que o percurso traçado não pode ser descontinuado, a bem do sucesso do PSD nas eleições autárquicas. Além disso, o social democrata quer também ajudar o Governo “a ser bem-sucedido no seu projeto, não só na identificação de problemas, ambições e metas do território”.


Ainda assim, as eleições autárquicas serão o principal foco da distrital, sendo um dossiê que vem a ser preparado desde 2021, “com vários processos” a estar já “numa fase madura da decisão” e “uma descontinuidade na direção política distrital poderia ter consequências menos positivas para o sucesso autárquico”.

Apesar de o congresso do PSD se realizar em Braga, no próximo mês de setembro, o atual líder da distrital considera que mais importante do que o momento em que se apresentarão as candidaturas é a escolha do melhor candidato, “em melhores condições para serem os protagonistas autárquicos, que os territórios precisam e merecem ter na sua liderança”. “Em segundo lugar, a criação de um contexto favorável à candidatura, que se faça por uma convergência entre várias dimensões, concelhia, distrital e nacional”, acrescentou.


Com Ricardo Rio de saída da Câmara de Braga, ao fim de três mandatos, Paulo Cunha aponta-o como uma inspiração e, por isso, considera natural que vários nomes apareçam para o suceder.

“Ricardo Rio deixará um legado muitíssimo relevante para o concelho e também para o país, porque é uma autarca de mão cheia, é uma inspiração para muitos outros”, começou por evidenciar o ainda líder da distrital.

Paulo Cunha fala ainda das “das dificuldades de lhe apontar críticas”, por parte dos adversários políticos que Ricardo Rio tem. “Num contexto destes, em que temos uma autarquia com tanto sucesso, é perfeitamente natural que vários nomes apareçam e isso também é saudável porque, em democracia, a diversidade é de louvar”, disse ainda.


Ainda que alguns nomes estejam já em cima da mesa, Paulo cunha refere que “não é uma questão relevante” que o candidato do PSD seja alguém da atual equipa de Rio. “Há muitos bons presidentes de Câmara, que nunca fizeram parte de uma vereação. O mais relevante é a assertividade na escolha do candidato”, apontou.

Paulo Cunha decidiu recandidatar-se à presidência da Comissão Política Distrital de Braga do PSD, nas eleições já agendadas, para o dia 6 de setembro. A preparação do processo autárquico, que decorre em 2025, é um dos principais objetivos do também eurodeputado. 

Deixa-nos uma mensagem