ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 16.10.2021 07H00

PCP prossegue com atividades em memória de Victor de Sá

Escrito por Elsa Moura
Este sábado à tarde, o destaque vai para apresentação pública da reedição da obra “Fascismo no quotidiano”, no Museu Nogueira da Silva.

O PCP continua a assinalar o centenário do nascimento de Victor de Sá. São várias as entidades que ao longo de 2021 realizam iniciativas que pretendem recordar a vida e obra do historiador.

Depois da UMinho, no passado dia 14 de outubro, este sábado é a vez do PCP que lembra o destacado antifascista do concelho e do distrito de Braga, livreiro, escritor e editor, historiador, investigador e professor universitário, que foi também o primeiro deputado do PCP eleito no distrito de Braga, entre 1980 e 1981.


Dando sequência ao conjunto de iniciativas que assinalam o Centenário de Victor de Sá, o PCP organiza uma sessão de apresentação pública da reedição da obra “Fascismo no quotidiano”, a ter lugar no sábado, 16 de Outubro, pelas 17h30, no Museu Nogueira da Silva (Avenida Central, 61, Braga), com a presença de Francisco Melo, da editora “Página a Página”, Fernanda Ribeiro, Professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e autora do prefácio a esta edição, e de Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e Diretor do jornal “Avante!”.


Este conjunto de iniciativas teve início com a Conferência “Victor de Sá: uma vida de acção cívica, política e cultural”, no dia 2 de Junho, no Theatro Circo. Incluiu também uma exposição evocativa no espaço da Organização Regional de Braga na edição deste ano Festa do Avante!.


Recorde-se que em sede de reunião de executivo municipal, foram aprovadas por unanimidade várias propostas alusivas ao centenário de Victor de Sá, entre elas a colocação de uma placa alusiva ao Centenário de Victor de Sá no passeio frente ao local onde funcionou a livraria Victor, na rua dos Capelistas, em Braga assim como a atribuição do nome de Victor de Sá a uma sala de leitura da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.


Deixa-nos uma mensagem