ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Catarina Martins/RUM
Catarina Martins

Regional 23.11.2022 21H26

Braga tem um novo espaço de formação especializada na área da mecatrónica automóvel

Escrito por Catarina Martins
Trata-se do projeto 'PDAcademia by AEB' que visa aproximar os alunos do mercado de trabalho.
Declarações de Daniel Vilaça, presidente a Associação Empresarial de Braga, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

false / 0:00

A empresa bracarense Pdauto e a Associação Empresarial de Braga (AEB) inauguraram esta quarta-feira a 'PDAcademia by AEB', um novo espaço de formação especializada na área da mecânica e eletrónica automóvel. Financiado pelo IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, o projeto, dirigido para jovens com idade inferior a 25 anos e que pretendam concluir o 12º ano de escolaridade, vai funcionar como uma plataforma entre formandos, oficinas, marcas e fornecedores do setor.


Nesta primeira fase, a academia avança com 60 alunos, divididos por três turmas. Segundo Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga, pretende-se que seja "um centro de excelência para a qualificação dos profissionais do setor automóvel da região e que contribua para o aumento da taxa de empregabilidade dos jovens".


O projeto visa aproximar os alunos do mercado de trabalho e complementar a oferta curricular com formações técnicas das marcas envolvidas. Daniel Vilaça fala de uma "excelente parceria", na medida em que a colaboração com a empresa privada permitiu "montar rapidamente um espaço com todo o tipo de equipamentos de alta tecnologia", proporcionando "melhores condições" aos formandos e formadores.


Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, trata-se de uma "parceria virtuosa" que pretende dar resposta às necessidades de um setor em constante evolução e transformação tecnológica. O edil destaca ainda o "sentido de responsabilidade da AEB ao longo dos últimos anos na formação de recursos humanos". 


"Obviamente que há muitas formas de estimular o crescimento económico e de criar condições para que os vossos associados e empresas se possam desenvolver, mas criar condições para que possam contratar recursos humanos cada vez melhor preparados é algo que têm tomado como uma grande prioridade", reconhece Ricardo Rio, congratulando a AEB.


Em horário laboral, o espaço será ocupado pelos cursos de aprendizagem para os jovens da AEB e em regime pós-laboral irão decorrer os cursos promovidos pela PDAuto destinados a profissionais do setor. Outro dos objetivos é abrir o espaço à cooperação com entidades de ensino superior, no sentido de partilhar conhecimento e novas soluções que ajudem os jovens, as empresas e os profissionais a serem agentes ativos.

Deixa-nos uma mensagem