ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Carlos Manuel Martins / Global Imagens
Elsa Moura

Regional 22.11.2022 22H31

Pedidos de ajuda disparam no Banco Alimentar de Braga

Escrito por Elsa Moura
São em média quinze novos pedidos por semana e surgem sobretudo através da plataforma online Rede de Emergência Alimentar.
Pilar Barbosa, presidente do Banco Alimentar de Braga, faz o ponto de situação

false / 0:00

O Banco Alimentar de Braga está a receber quinze novos pedidos de ajuda por semana, um número "preocupante", alerta a presidente da estrutura. A instituição distribui regularmente cabazes por 315 instituições do distrito que, por sua vez, dão resposta a 55.681 pessoas dos concelhos que compõe o distrito de Braga.


Na noite desta terça-feira, em entrevista ao Campus Verbal, Pilar Barbosa alertou para a tendência que se está a verificar na região, fruto do aumento do custo de vida nos últimos meses. "Estamos a ter quinze pedidos por semana. Para além dos que apoiamos semanalmente, quinze novos pedidos por semana é muito", começa por revelar.


A cidade dos arcebispos é a que apresenta mais necessidades, sobretudo nas freguesias do casco urbano. Os pedidos têm chegado, sobretudo, através de uma plataforma online lançada no período de pandemia, e que continua ativa, a Rede de Emergência Alimentar. Pilar Barbosa refere que esta plataforma tem funcionado "como barómetro social", atravessando uma fase em que o número de pedidos registados "está a subir em flecha".


Com a nova crise que o país e a Europa atravessam, Pilar Barbosa teme que o número de famílias a necessitar de ajuda ultrapasse o período de pandemia, uma vez que nessa fase, após a resposta do Estado com apoios a situação acabou "por se compor", algo que não acontece nesta nova crise.


Com a inflação nos preços dos produtos alimentares e não só, as dificuldades não chegam apenas às famílias, mas também às instituições de solidariedade social. "Nota-se um certo desespero. O rendimento disponível baixou, sendo que nos produtos alimentares a inflação foi maior que a média o que traz muitas dificuldades também às próprias instituições. É muito preocupante também ver as instituições que estão a sofrer bastante neste período pelo aumento de custos. Estão com grandes dificuldades", sublinha.


No próximo fim-de-semana, a 26 e 27 de novembro, há nova campanha de recolha de alimentos nas superfícies comerciais, momento essencial para a rede portuguesa do Banco Alimentar Contra a Fome.

Deixa-nos uma mensagem