ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

REUTERS
Redação

Nacional 30.04.2021 09H55

PIB cai 5,4% no 1.º trimestre em termos homólogos e recua 3,3% em cadeia

Escrito por Redação
No primeiro trimestre do ano Portugal enfrentou a sua pior vaga da pandemia de covid-19, tendo sido adotadas medidas de confinamento duras e muito restritivas da atividade económica. Em cadeia a queda foi de 3,3%.

O Produto Interno Bruto (PIB) português registou uma contração homóloga de 5,4% no primeiro trimestre do ano, "refletindo os efeitos do confinamento geral", e recuou 3,3% em cadeia, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).


"O Produto Interno Bruto (PIB), em termos reais, registou uma variação homóloga de -5,4% no primeiro trimestre de 2021 (-6,1% no trimestre anterior), refletindo os efeitos do confinamento geral decretado no início deste ano devido ao agravamento da pandemia covid-19", pode ler-se numa estimativa rápida hoje divulgada pelo INE.


Comparativamente com o último trimestre de 2020, o PIB diminuiu 3,3%, em volume, após o "ligeiro aumento" de 0,2% verificado no trimestre anterior, "refletindo o impacto das limitações à mobilidade em consequência do agravamento da crise pandémica no início do trimestre".


"Note-se que a evolução em termos homólogos é influenciada por um efeito base, visto que, pela primeira vez, a comparação incide sobre um trimestre já afetado pela pandemia no último mês (março de 2020)", realça o INE.


(em atualização)

RTP

Deixa-nos uma mensagem