“Poderia estar a título pessoal no conselho estratégico da CEC, mas não em nome da Arquidiocese”

D. Jorge Ortiga considera “uma lacuna grave” a Arquidiocese não ter sido convidada para integrar o Conselho Estratégico da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.

Em entrevista à RUM, o Arcebispo Primaz revela ainda que “poderia estar a título pessoal (no conselho estratégico), mas não em nome da arquidiocese”. D. Jorge negou o convite nessas condições e diz “não conseguir explicar” esta distinção. “O presidente disse que convidou e convidou, mas não convidou”, apontou. 


O Arcebispo considera que, “se a Arquidiocese for convidada, de certeza que dará o seu contributo”. “A Arquidiocese já está a dar o seu contributo. São muitas as instituições que estão a dar o seu contributo para Braga Capital Europeia da Cultura”, acrescentou. 

D. Jorge Ortiga considera que o trabalho é mais proveitoso se for realizado em conjunto. “Penso que isto é uma lacuna grave. A Arquidiocese de Braga deveria estar ao lado de outras instituições”, referiu.

A falta de diálogo construtivo entre a autarquia e a Arquidiocese é “uma das mágoas” que D. Jorge leva dos anos em que permaneceu como arcebispo primaz. “Temos que trabalhar de mãos dadas. Aquilo que eu peço é que depois de eu sair haja esta relação transparente e tranquila, a propósito das dificulddes, dos problemas, porque de outra maneira não fazemos nada”, finalizou. 


Contactado pela RUM, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, não se mostrou disponível para comentar o assunto, preferindo salientar “a excelente relação institucional que existe entre as duas partes”.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv