Cultura 09.02.2024 07H00
'Polissemia' é o tema da primeira conversa do ciclo Contexto do Theatro Circo
Tiago Cadete e Melissa Rodrigues são os convidados. O ciclo arranca este sábado.
O ciclo Contexto propõe uma série de conferências que têm como ponto de partida um espetáculo da programação do Theatro Circo, colocando à conversa artistas e pessoas cujas áreas de estudo se cruzam com as temáticas e questões abordadas naquela obra.
‘Polissemia’ é o tema da primeira conversa que tem como convidados os artistas Tiago Cadete e Melissa Rodrigues. A palavra que na sua origem etimológica contem a junção do grego polis (muitos) e sema (significado) "surge para debater a ideia de contexto a partir da compreensão da sua multiplicidade e diferença".
Tiago Cadete é um "artista transdisciplinar com trabalho que navega a fronteira entre as artes performativas e visuais" e criador do espetáculo 'Concerto', um projeto de investigação teatral, visual e sonora de vozes de migrantes latino-americanos que vivem em Portugal e Espanha e que sobe ao palco bracarense a 5 de abril.
Melissa Rodrigues é uma "artista visual, curadora, arte-educadora e ativista, que explora no seu trabalho as representações, imagens e experiências do corpo negro, tocando em questões como a memória colonial, racismo, sexismo e resistência".
"São duas pessoas com práticas contextuais distintas e precisas e que, de alguma forma, vão contribuir para refletirmos e compreendermos algumas ideias que vamos debater", conta aos microfones da RUM a curadora e moderadora, Andreia Garcia.
Da comunidade à criação, da terra à imaginação, do corpo ao tempo. A conversa convida o público a participar e a "pensar em conjunto". A intenção, diz a curadora, "é criar um diálogo sobre os temas que são comuns aos dois artistas e refletir".
O ciclo Contexto arranca este sábado, às 11h00.