Nacional 10.05.2021 07H00
Até ao final de Maio sindicatos vão lutar "Por uma Educação de qualidade"
Iniciativa foi convocada pelo Comité Sindical Europeu da Educação. Objetivos passam pela valorização da carreira docente, investimento na escola pública, fim da precariedade e rejuvenescimento da profissão.
Arranca esta segunda-feira, às 10h00, a campanha “Por uma Educação de qualidade”. A iniciativa é convocada pelo Comité Sindical Europeu da Educação, sendo que em Portugal está sob a alçada da Federação Nacional da Educação (FNE) e do Sindicato dos Professores da Zona Norte.
Esta manhã, serão colocadas faixas alusivas a reivindicações dos professores em quatro escolas "foco" do distrito de Braga, são elas: a Escola Secundária Carlos Amarante, Francisco de Holanda, Escola Secundária de Vila Verde e da Póvoa de Lanhoso.
Os objetivos europeus da iniciativa, segundo avançou à RUM o dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Norte, passam pela "valorização dos profissionais e das suas condições de trabalho, término da precariedade em relação às contratações e aumento da atratividade da profissão, nomeadamente, para os mais jovens contribuindo assim para o rejuvenescimento da profissão.
Estes serão os tópicos abordados, semana a semana, até 31 de Maio nas escolas junto quer de professores quer de estudantes.
O dirigente deixa críticas ao "bloqueio" do Ministério da Educação em relação a estes tópicos. A falta de respostas tem originado a desmotivação principalmente dos mais jovens. "O que vemos é muita gente desmotivada e que quer abandonar a profissão por falta de condições", declara.