ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Violeta Santos Moura - Reuters  
Redação

Nacional 22.02.2021 15H15

Portugal com "descida muito acentuada" do índice de transmissibilidade

Escrito por Redação
Já começou a reunião do Infarmed. Número de doentes em UCI só chega a 200 no final de março. 

O Índice de Transmissibilidade ("R") do vírus Sars-Cov-2 atual, 0,67, é o valor mais baixo desde o início da pandemia, disse na reunião do Infarmed Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Actualmente, prosseguiu, Portugal tem o valor do R "mais baixo da Europa". Em todas as regiões esse valor é abaixo de 1.


Segundo Baltazar Nunes, deu-se no valor do R "uma descida muito acentuada" desde meados de janeiro, estando agora o valor estabilizado em torno de 0,66-0,68.


Quase dois terços do excesso de mortalidade é devido ao covid

Na reunião que está a ter lugar no Infarmed - a 16ª desde o início da pandemia -, Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge, afirma que o covid é responsável por 64% do excesso de mortalidade.

Segundo acrescentou, 19% desse excesso de mortalidade é atribuível ao frio e em 7% "não se conseguiu localizar nenhum factor".

Em números absolutos, haverá cerca de 8900 mortos em excesso atribuíveis à pandemia e 2200 devido a temperaturas extremas.


Começando por fazer uma contextualização da situação epidemiológica em Portugal nos últimos 14 dias, André Peralta Santos afirmou que “houve uma consolidação da tendência de descida” de novos casos e “uma descida significativa e expressiva da incidência”.


“Estamos, ao dia 20, com uma incidência de 322 casos por 100 mil habitantes”, afirmou Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde. “E ainda com uma variação semanal de descida bastante acentuada”.


Embora a incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes tenha descido, “há zonas do território ainda com incidências relativamente altas”, principalmente na região de Lisboa e Vale do Tejo, no Centro e no Alentejo.

“Há já só alguns municípios com incidência superior a 960”, confirmou ainda o especialista, acrescentando que “já há vastas faixas do território com uma incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes”.


Número de doentes em UCI só chega a 200 no final de março

Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge, afirma que o número de doentes atualmente internados nos Cuidados Intensivos (627) é ainda "muito elevado".


Em meio de março conta-se que esteja nos 320 e só no final de março deverá estar em 200.

Baltazar Nunes sublinhou no entanto que todas suas projeções dependem do "comportamento das pessoas" - ou seja, são falíveis.


Maior incidência no grupo etário de mais 80 anos, mas com descida acentuada

Ao apresentar os dados relativos à incidência cumulativa dos últimos 14 dias, André Peralta Santos afirmou que ao analisar a “variação da incidência” verifica-se que a tendência é de descida e que o país está, neste momento, com uma variação semanal de menos 30 casos por 100 mil habitantes.

Já avaliando por grupo etário, o especialista da DGS indicou que se regista uma descida de todos os grupos etários nos últimos 14 dias.

Peralta Santos explicou “o grupo etário de mais de 80 anos é, neste momento, o grupo etário com maior incidência”, mas que os níveis de incidência estão “ao nível do que tínhamos em novembro”.


Portugal tem mais 61 mortes por covid-19 e mais 549 casos de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 – é o número mais baixo desde o dia 6 de Outubro, quando foram registados 427 casos. É o valor diário de contágios mais baixo em quatro meses.


C/DN e RTP


(Em atualização)




Deixa-nos uma mensagem