ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

António Pedro Santos - Lusa
Redacção

Nacional 15.10.2020 08H25

Portugal continental em estado de calamidade

Escrito por Redacção

Portugal continental está desde a meia-noite em estado de calamidade. A decisão foi tomada na quarta-feira pelo Governo na reunião do Conselho de Ministros.


O número de casos e de internamentos tem vindo a aumentar e a situação será reavalidada dentro de 15 dias.


O primeiro-ministro, António Costa, reconheceu ontem que a evolução da pandemia mostra uma "situação grave". A Comissão Nacional de Protecção de Dados tem reservas em relação ao uso obrigatório da aplicação StayAway Covid. A entidade lembra que a própria Organização Mundial da Saúde levanta questões éticas sobre o uso obrigatório de apps.

De ora em diante, as forças de segurança vão ter poder para reforçar a fiscalização e as multas podem chegar aos dez mil euros.


Nesta nova fase, estão proibidos os ajuntamentos com mais de cinco pessoas na rua, na restauração e nos espaços comerciais.


Os convívios familiares, como casamentos e batizados, ficam limitados a 50 pessoas para quem marcar os eventos a partir desta quinta-feira.


Vão ser também proibidos os festejos académicos ou praxes no Ensino Superior.


É recomendado o uso da aplicação StayAway Covid e da máscara na via pública. Apesar das reservas suscitadas pela Comissão de Proteção de Dados, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, garante que as questões de privacidade estão salvaguardadas nesta app.


O quadro em Portugal

Portugal ultrapassou, entre quarta e quinta-feira, os dois mil casos diários de infecção pelo novo coronavírus. Houve registo de mais 2072 pessoas infetadas e sete casos mortais de Covid-19.

É o número mais alto de infectados desde o início da pandemia.


Estão internadas 957 pessoas. São mais 41 relativamente a quarta-feira. Destas, 135 estão em u idades de cuidados intensivos - são mais três.


O quadro internacional

A pandemia da Covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.


Em França foi entretanto declarado estado de emergência.

Está em vigor o recolher obrigatório em toda a região de Paris e noutras oito cidades. Das 21h00 às 6h00, quem vive nas áreas em causa está proibido de frequentar restaurantes, cafés, ou de visitar amigos.

As restrições não se aplicam, no entanto, ao uso de transportes públicos para quem regressa ou vai para o trabalho, por exemplo.


França é um dos países europeus mais afectados pela pandemia, com mais de 32 mil mortos. Nas últimas duas semanas, duplicaram os internamentos de doentes graves com Covid-19.

Esta quinta-feira é dia de greve na saúde. Os manifestantes reivindicam mais camas nos hospitais franceses. Os profissionais exigem ainda uma revalorização dos salários e mais contratações.


RTP

Deixa-nos uma mensagem