ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Academia 26.10.2020 08H09

Portugal pode atingir os cinco mil casos de Covid-19 nos próximos dias

Escrito por Liliana Oliveira
Docente da Escola de Medicina considera que o país já ultrapassa a segunda vaga da pandemia. 
Pedro Teixeira, professor da Escola de Medicina da UMinho e investigador do ICVS, sobre o aumento do número de casos de Covid-19 em Portugal 

false / 0:00

Portugal poderá atingir os cinco mil casos diários de Covid-19, nos próximos dias. Em entrevista à RUM, Pedro Teixeira, professor da Escola de Medicina da UMinho e investigador do ICVS, adiantou que "os modelos matemáticos sugerem que o número de casos diários vai continuar a aumentar", sendo "possível que nos próximos dez dias possamos continuar a ver este recorde de números diários ser ultrapassado". "Ninguém sabe o que acontecer, mas diria que podemos chegar aos quatro, cinco mil casos por dia".


O Norte tem surgido como a região que mais casos contabiliza. No entanto, alerta o docente, os números estão relacionados com a densidade demográfica da região e, nesse sentido, "não há necessariamente um número mais acentuado a Norte".


"Estamos numa segunda vaga"


Os números diários da Direcção-Geral da Saúde (DGS) bateram, esta semana, recordes. Para Pedro Teixeira, apesar de terem superados os números de Março, Abril ou Maio, "estão em linha com as previsões". "Não temos elementos muito objectivos para definir o que é uma primeira ou segunda vaga, mas podemos olhar para vários indicadores, nomeadamente o número de casos activos e o número de casos diários e perceber padrões de variação. O que temos actualmente comporta-se, em termos gráficos, como sendo uma segunda vaga. Estamos numa segunda vaga", explicou.


Neste período de Outuno, com a aproximação do Inverno, é natural que ocorram mais casos, porque o vírus tem condições mais favoráveis à sua propagação. Em causa poderá estar ainda "algum relaxamento" dos portugueses, depois do verão. No entanto, o docente, relaciona também o aumento do número de casos ao aumento do número de testes realizados. 

Deixa-nos uma mensagem