Academia 27.10.2025 12H29
UMinho celebra projetos científicos de jovens investigadores
18 estudantes distinguidos com 500 euros cada na 6.ª edição do Prémio de Iniciação na Investigação Científica. Evento final decorreu a 24 de outubro, no Campus de Gualtar.
A Universidade do Minho distinguiu 18 alunos dos primeiros anos de licenciatura e mestrado integrado com o 'Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica', numa sessão de divulgação que decorreu esta sexta-feira, 24 de outubro, no Campus de Gualtar. Cada premiado recebeu 500 euros.
A 6.ª edição do programa integrou cerca de 30 estudantes em centros de investigação da academia, ao longo dos últimos meses, colocando-os em contextos reais de investigação sob supervisão de cientistas da UMinho. Entre os temas apresentados estiveram o amor no século XXI, bem-estar no ensino superior, saúde mental sénior e neuroproteção na doença de Parkinson, microplásticos em bivalves e novos modelos sísmicos.
No grupo de premiados está Diogo Rodrigues, cujo projeto envolveu a construção de um mapa de ocupação do solo com técnicas de machine learning, no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em articulação com a Direção-Geral do Território. À RUM, o aluno garantiu que "mais do que o prémio, este é um projeto que aproxima os estudantes da licenciatura da área da investigação, o que por vezes não é feito durante o curso". "Eu aconselho vivamente a participar, foi bastante enriquecedor", acrescentou.
Para Sandra Pereira, vice-reitora para a Investigação e Inovação, o programa “beneficia os projetos de ensino, os estudantes, que ganham novas competências, os centros de investigação, que captam talento e, certamente, a Universidade do Minho”. Segundo a responsável, a adesão tem sido muito significativa, com cerca de 300 inscrições nas seis edições, sendo os alunos selecionados diretamente pelos centros.
O docente Hernâni Gerós destacou a maturidade dos participantes, afirmando que “foi incrível ver estudantes com pouco mais de 20 anos apresentarem e discutirem temas complexos com profissionalismo”, e apontou como exemplo trabalhos sobre a ascensão do populismo. Acrescentou que foi “absolutamente incrível” assistir a exposições bem fundamentadas na literatura, com debate e respostas eficazes às questões colocadas.
Para o docente, a missão dos professores alinha plenamente com o propósito do programa: estimular uma atitude reflexiva, incentivar a capacidade de pensar e criar e formar melhor quem ambiciona seguir carreira académica. É isso, remata, que se faz ao atribuir estes prémios.