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Fotografia: RUM
José Brás

Academia 27.10.2025 12H29

UMinho celebra projetos científicos de jovens investigadores

Escrito por José Brás
18 estudantes distinguidos com 500 euros cada na 6.ª edição do Prémio de Iniciação na Investigação Científica. Evento final decorreu a 24 de outubro, no Campus de Gualtar.
Palavras de Sandra Paiva, Hernâni Gerós e Diogo Rodrigues a propósito do UMinho de Iniciação na Investigação Científica:

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A Universidade do Minho distinguiu 18 alunos dos primeiros anos de licenciatura e mestrado integrado com o 'Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica', numa sessão de divulgação que decorreu esta sexta-feira, 24 de outubro, no Campus de Gualtar. Cada premiado recebeu 500 euros. 


A 6.ª edição do programa integrou cerca de 30 estudantes em centros de investigação da academia, ao longo dos últimos meses, colocando-os em contextos reais de investigação sob supervisão de cientistas da UMinho. Entre os temas apresentados estiveram o amor no século XXI, bem-estar no ensino superior, saúde mental sénior e neuroproteção na doença de Parkinson, microplásticos em bivalves e novos modelos sísmicos.


No grupo de premiados está Diogo Rodrigues, cujo projeto envolveu a construção de um mapa de ocupação do solo com técnicas de machine learning, no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em articulação com a Direção-Geral do Território. À RUM, o aluno garantiu que "mais do que o prémio, este é um projeto que aproxima os estudantes da licenciatura da área da investigação, o que por vezes não é feito durante o curso". "Eu aconselho vivamente a participar, foi bastante enriquecedor", acrescentou.


Para Sandra Pereira, vice-reitora para a Investigação e Inovação, o programa “beneficia os projetos de ensino, os estudantes, que ganham novas competências, os centros de investigação, que captam talento e, certamente, a Universidade do Minho”. Segundo a responsável, a adesão tem sido muito significativa, com cerca de 300 inscrições nas seis edições, sendo os alunos selecionados diretamente pelos centros.


O docente Hernâni Gerós destacou a maturidade dos participantes, afirmando que “foi incrível ver estudantes com pouco mais de 20 anos apresentarem e discutirem temas complexos com profissionalismo”, e apontou como exemplo trabalhos sobre a ascensão do populismo. Acrescentou que foi “absolutamente incrível” assistir a exposições bem fundamentadas na literatura, com debate e respostas eficazes às questões colocadas.


Para o docente, a missão dos professores alinha plenamente com o propósito do programa: estimular uma atitude reflexiva, incentivar a capacidade de pensar e criar e formar melhor quem ambiciona seguir carreira académica. É isso, remata, que se faz ao atribuir estes prémios.

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