ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 22.01.2021 14H16

Presidenciais. U.F. de Maximinos, Sé e Cividade altera dois dos locais de voto

Escrito por Elsa Moura
Com mais de 16 mil eleitores, união de freguesias procedeu a algumas mudanças para garantir voto em segurança neste domingo, 24 de janeiro.
Luís Pedroso, presidente da união de freguesias, explica alterações face a atos eleitorais anteriores

false / 0:00

A União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade terá mais secções de voto este domingo, alterando dois dos locais habituais. Com treze mesas para evitar aglomerados e garantir distanciamento, Luís Pedroso, autarca local explica que foram acrescentadas duas secções de voto. 


Oito das mesas ficarão em Maximinos, quatro na Sé e uma na Cividade. 

“Para criar distanciamento social mudamos dois sítios: a Sé deixa de ser na sede da junta de freguesia da Sé e passa a ser na EB1 da Sé. Em Maximinos, passa a ser na Escola D. Frei Caetano Brandão”, explica o autarca que condena a realização do ato eleitoral. 

Luís Pedroso avisa que o problema é ainda mais complicado “para os presidentes da cidade, dado o número que movimentam nas mesas de voto”. Queixa-se das desistências de muitas pessoas que habitualmente garantem o funcionamento das mesas de voto. Pedroso sublinha que contrariamente ao passado, nos dias de hoje é mais difícil garantir a presença de eleitores para realizar este trabalho. 


“A quantidade de desistências é tão grande que aqueles que não avisam e que podem faltar no dia podem complicar isto. Este ato eleitoral em período de calamidade deveria ser adiado. Não tem lógica apelar às pessoas para ficarem em casa e dizer às pessoas para irem votar e para as secções de voto”, critica.


Apesar disso, o autarca da segunda freguesia com mais eleitores em Braga garante todas as condições de segurança para a realização do ato eleitoral.


Na União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade estão inscritos mais de 16 mil eleitores.


Os portugueses votam este domingo para a eleição do próximo Presidente da República.

Deixa-nos uma mensagem