ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Marcelo vai ouvir os partidos sobre a renovação do estado de emergência Lusa
Redação

Nacional 23.02.2021 08H20

Presidente da República ausculta partidos sobre renovação do estado de emergência

Escrito por Redação
Na quinta-feira, o parlamento debate a renovação do estado de emergência. O atual período termina às 23h59 da próxima segunda-feira, 1 de março.

O Presidente da República começa hoje a ouvir os partidos com assento parlamentar, sobre a renovação do estado de emergência. As reuniões por vídeoconferencia começam às 14h30. Os primeiros a ser ouvidos são o Iniciativa Liberal, Chega, Verdes, PAN, CDS–PP e PCP. Amanhã será a vez do Bloco de Esquerda, PSD e PS.


Na quinta-feira, o parlamento debate a renovação do estado de emergência. O atual período termina às 23h59 da próxima segunda-feira, 1 de março.


Para decretar o estado de emergência, o Presidente da República tem de ouvir o Governo e de ter autorização da Assembleia da República, que nas últimas três renovações foi dada com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN, abstenção do BE e votos contra de PCP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.


Na declaração que fez há cerca de duas semanas, o Presidente da República apontou como metas, até à Páscoa, no início de abril, reduzir o número de novos casos diários de infeção "para menos de dois mil" e fazer baixar os casos de internamento e internamentos em cuidados intensivos, então situados, respetivamente, em "mais de cinco mil e mais de oitocentos", para "um quarto desses valores".


Na segunda-feira, depois de assistirem a apresentações sobre a situação epidemiológica, a generalidade dos partidos políticos defendeu que é preciso começar a preparar o desconfinamento e o pós-confinamento.


Nas últimas 24 horas, Portugal registou 549 novos casos e 61 mortes.

Em Portugal, já morreram mais de 16 mil doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 798 mil casos de infeção com o novo coronavírus.


Plano de testagem massivo ainda não está pronto

Marta Temido, ministra da Saúde, recusa definir datas para desconfinar o país, garantindo que este ainda “não é o momento” de o fazer. Igual leitura foi feita pelo secretário de Estado da Saúde.

Lacerda Sales afirmou no 360º, na RTP, que "este confinamento está a produzir resultados, é um confinamento com esperança".

Contudo, António Lacerda Sales sublinhou, tal como a ministra da Saúde esta tarde, que "ainda estamos longe dos indicadores que levam ao desconfinamento".


RTP

Deixa-nos uma mensagem