ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Elsa Moura

Regional 10.06.2020 08H49

Presidente dos BVB estima ter novo quartel pronto antes de 2022

Escrito por Elsa Moura
Em entrevista ao programa da RUM, Campus Verbal, António Ferreira falou sobre as características do futuro quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga.
Capitão António Ferreira a propósito do futuro quartel dos BVB

false / 0:00

O Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, António Ferreira, espera inaugurar o novo quartel, em S. Paio D'Arcos, até finais de 2021. A data foi admitida pelo responsável em entrevista à RUM na noite desta terça-feira. Ainda que assuma atrasos pontuais, António Ferreira explica que o projecto está praticamente concluído e que as burocracias podem vão certamente influenciar o arranque da obra.


O projecto "está praticamente terminado", seguindo-se a aprovação da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Depois de uma resposta positiva, a direcção irá submeter o projecto à Câmara Municipal de Braga. António Ferreira admitiu aos microfones da Universitária que a apresentação pública do projecto poderá acontecer no mês de Julho. 


O quartel "não pode ser muito caro", mas António Ferreira assegura que "será muito funcional". "É um pavilhão grande com um parqueamento onde vão caber todas as viaturas. A parte de balneários e vestiários, armários e camas também está resolvida. Temos o suficiente para o bom funcionamento e nós não precisamos de luxos. Precisamos fundamentalmente de guardar viaturas e equipamentos, ter boas entradas e saídas do quartel e que a operacionalidade aumente", especifica.


Sem data fechada para a conclusão da obra que ficará a cargo do privado que vai transformar o actual quartel, no centro da cidade, numa unidade hoteleira, o presidente da Associação Humanitária assinala que "as empresas de construção de Braga estão muito habituadas a construir grandes pavilhões", e que por isso "será rápido construir, o mais difícil é ter tudo aprovado". Por isso, António Ferreira espera apresentar o projecto em Julho e inaugurar o quartel no final de 2021.


Quanto à candidatura a fundos comunitários aprovada para a requalificação do actual quartel, a direcção expôs um pedido para que o valor em causa fosse aprovado para o novo quartel, mas ainda não há resposta. Ainda assim, a direcção não desistiu  e fez uma exposição ao P.O.S.E.U.R e à secretária de estado da Protecção Civil que vai reunir num futuro próximo com António Ferreira. "Vamos precisar de equipar o novo quartel, porque vamos receber as paredes, mas precisamos de muita coisa lá dentro. Estamos a tentar ter alguma ajuda de fundos comunitários", disse.

Deixa-nos uma mensagem