Presidente dos BVB estima ter novo quartel pronto antes de 2022

O Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, António Ferreira, espera inaugurar o novo quartel, em S. Paio D’Arcos, até finais de 2021. A data foi admitida pelo responsável em entrevista à RUM na noite desta terça-feira. Ainda que assuma atrasos pontuais, António Ferreira explica que o projecto está praticamente concluído e que as burocracias podem vão certamente influenciar o arranque da obra.

O projecto “está praticamente terminado”, seguindo-se a aprovação da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Depois de uma resposta positiva, a direcção irá submeter o projecto à Câmara Municipal de Braga. António Ferreira admitiu aos microfones da Universitária que a apresentação pública do projecto poderá acontecer no mês de Julho. 

O quartel “não pode ser muito caro”, mas António Ferreira assegura que “será muito funcional”. “É um pavilhão grande com um parqueamento onde vão caber todas as viaturas. A parte de balneários e vestiários, armários e camas também está resolvida. Temos o suficiente para o bom funcionamento e nós não precisamos de luxos. Precisamos fundamentalmente de guardar viaturas e equipamentos, ter boas entradas e saídas do quartel e que a operacionalidade aumente”, especifica.

Sem data fechada para a conclusão da obra que ficará a cargo do privado que vai transformar o actual quartel, no centro da cidade, numa unidade hoteleira, o presidente da Associação Humanitária assinala que “as empresas de construção de Braga estão muito habituadas a construir grandes pavilhões”, e que por isso “será rápido construir, o mais difícil é ter tudo aprovado”. Por isso, António Ferreira espera apresentar o projecto em Julho e inaugurar o quartel no final de 2021.

Quanto à candidatura a fundos comunitários aprovada para a requalificação do actual quartel, a direcção expôs um pedido para que o valor em causa fosse aprovado para o novo quartel, mas ainda não há resposta. Ainda assim, a direcção não desistiu  e fez uma exposição ao P.O.S.E.U.R e à secretária de estado da Protecção Civil que vai reunir num futuro próximo com António Ferreira. “Vamos precisar de equipar o novo quartel, porque vamos receber as paredes, mas precisamos de muita coisa lá dentro. Estamos a tentar ter alguma ajuda de fundos comunitários”, disse.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv