ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Regional 18.03.2020 19H22

Projecto do novo quartel dos BVB poderá ser aprovado esta semana

Escrito por Tiago Barquinha
Caso haja luz verde, o edifício ficará pronto até ao final do próximo ano. O espaço da actual sede será vendido a um promotor imobiliário.
As palavras do capitão António Ferreira, presidente dos Bombeiros Voluntários de Braga, no dia em que a corporação assinala 143 anos.

false / 0:00

Só falta o parecer favorável da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) para o projecto do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga avançar. “Estamos convencidos que será esta semana e temos muita esperança que a apreciação seja positiva”, antevê o presidente da corporação.


Depois da aprovação dos serviços técnicos da Câmara Municipal, cabe agora à DRCN avaliar a situação. O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga, com 12 mil metros quadrados, ficará situado em São Paio de Arcos, num terreno doado pela Câmara Municipal, e terá o custo aproximadamente de 1,5 milhões de euros. Caso o projecto vá para a frente, o valor será pago por um promotor imobiliário, que, em contra-partida, poderá explorar o actual edifício localizado no Largo Paulo Orósio.


Como este último espaço encontra-se no centro histórico da cidade e o objectivo do promotor é construir um hotel, a DRCN tem de dar o seu parecer. À RUM, o capitão António Ferreira adianta que “há mais que uma pessoa interessada” no espaço. Antes de avançar com mais informação sobre a permuta, o presidente da associação explica que é necessário ter “todas as aprovações”, de modo a ser elaborado "um documento que salvaguarde as duas partes”.


O capitão António Ferreira espera que o quartel seja construído "o mais rapidamente possível”, perspectivando que possa começar a funcionar no final do próximo ano. “Já não cabemos no quartel que temos. Não temos sítio para tantos bombeiros e as viaturas estão em frente ao centro de saúde”, lamenta. O presidente dos Bombeiros Voluntários de Braga acrescenta que, com esta direcção, foram “feitas várias recrutas e compraram-se novas ambulâncias” e que “esse crescimento trouxe vários problemas”. 



Comemorações adiadas; Sub-chefe Pedro Ribeiro passa a comandante

Os Bombeiros Voluntários de Braga celebram esta quarta-feira 143 anos. Para esta data estava prevista uma comemoração que incluía a tomada de posse do sub-chefe Pedro Ribeiro como comandante, do sub-chefe Pedro Dias como segundo comandante e da sub-chefe Cátia Silva como adjunta de comandos.


De acordo com o capitão António Ferreira, o objectivo era fazer “uma formatura no dia do aniversário, já que é mais bonito, mais solene e mais marcante”, mas a pandemia do novo coronavírus não o permitiu. Neste momento, a data das comemorações e, por inerência, a tomada de posse estão suspensas. 


Actualmente, os Bombeiros Voluntários de Braga contam com cerca de 170 operacionais: mais de 80 no corpo activo, mais de 60 no quadro de reserva e 15 no quadro de honra.

Deixa-nos uma mensagem