ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: PubhD UMinho
Redacção

Academia 26.09.2019 11H38

Projectos de Educação e Sociologia iniciam nova edição do PubhD UMinho

Escrito por Redacção
Estes trabalhos de investigação integram a 40ª sessão da iniciativa ligada à academia minhota que tem como objectivo levar a ciência aos bares.
A antevisão de Alexandra Nobre, mentora do projecto, à sessão desta quinta-feira.

false / 0:00

O PubhD UMinho está de volta para um novo ano lectivo. O evento que consiste na realização de conversas informais sobre projetos de investigação em bares entra na quinta temporada esta quinta-feira, às 21h15, no Barhaus, em Braga. “Grávidas activas, bebés (mais) saudáveis”, de Ana Isabel Silva, e “Sexo, drogas e rock and roll”, de Ana Martins, vão ser os projectos apresentados na 40ª sessão da iniciativa.


Alexandre Nobre, mentora do evento, explica que o primeiro trabalho de investigação, de uma estudante do doutoramento em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho, tem como objectivo “perceber de que modo o exercício físico durante a gravidez, além de ser benéfico e de salutar para a mãe, também o pode ser para o próprio bebé”.


Organizado pelo STOL – Science Through Our Lives, o PubhD UMinho é aberto igualmente a projectos de outras instituições de Ensino Superior. O segundo trabalho é proveniente do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. “Este tema está relacionado com o desmifistificar e tentar perceber de que forma estão ligados preconceitos, comportamentos de riscos ou estigmas associados ao ambiente rockeiro, portanto, àquele lema do ‘sexo, drogas e rock&roll’ ”, refere a professora do departamento de Biologia da Universidade do Minho.


O PubhD é um movimento de divulgação informal da ciência, lançado em Nottingham, no Reino Unido, em 2014, e que chegou a Braga e Guimarães dois anos depois. A iniciativa caracteriza-se por uma dinâmica de dez minutos de apresentação de cada tema, em que não são permitidos ficheiros multimédia, áudio ou vídeo, seguindo-se um período de debate. Os oradores têm de ser alunos de mestrado ou doutoramento ou que tenham concluídos esses ciclos há menos de um ano.



TBG

Deixa-nos uma mensagem