ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Academia 27.11.2019 22H20

Projectos de química e psicologia em destaque no 42ª PubhD UMinho

Escrito por Tiago Barquinha
A sessão do mês de Novembro junta duas áreas totalmente distintas.
Alexandra Nobre, mentora do projecto, desvenda alguns pormenores sobre cada investigação.

false / 0:00

Realiza-se esta quinta-feira, a partir das 21h15, no Barhaus, mais uma edição do PubhD UMinho. As duas investigações que vão ser exploradas na 42ª sessão desta iniciativa, que consiste na divulgação informal da ciência em bares, estão ligadas às áreas da Psicologia e da Química.


Fábio Pedroso de Lima, do Centro de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho, vai apresentar o trabalho 'Chaves para fechaduras de portas chamadas cancro'. 


Alexandra Nobre, mentora do PubhD UMinho, explica que o objectivo da investigação é “encontrar substâncias que possam ser importantes em novas terapêuticas ligadas ao cancro”. “A ideia é encontrar compostos químicos que permitam fazer com que moléculas que estão associadas às células cancerosas passem a ter outro tipo de actividade”, pormenoriza.


'Sufixos e prefixos: como lemos as «gordas»?', de Mariana Velho, mestranda em Comunicação de Ciência na Universidade do Minho, é o tema do outro trabalho que vai ser apresentado na 42ª sessão do PubhD UMinho.


A investigação ligada à neuro-linguística “permite perceber” como as pessoas “leem palavras muito grandes” e “que signficado é dado a cada parte da palavra”. “Para as palavras poderem ser entendidas, nós fraccionamos em sufixos e prefixos o que lemos primeiro”, revela Alexandra Nobre parte da explicação.


As sessões de PubhD, que começaram no Reino Unido, têm como característica distintiva a comunicação criativa sem apoio multimédia. O PubhD UMinho foi o segundo a ser realizado no país, tendo já contado com a participação de 86 investigadores das mais diversas áreas.

Deixa-nos uma mensagem