ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Hugo Pires, candidato do Partido Socialista à CMB. (FOTO: PS)
Elsa Moura

Regional 25.05.2021 13H00

PS garante gratuitidade dos TUB para bracarenses se vencer as eleições

Escrito por Elsa Moura
Proposta vai constar do programa eleitoral do Partido Socialista em Braga, garantiu à RUM Hugo Pires, o candidato do PS que quer derrotar Ricardo Rio do poder.
Declarações de Hugo Pires à RUM num balanço do trabalho em curso no terreno

false / 0:00

Se o Partido Socialista vencer as eleições autárquicas deste ano em Braga, todos os bracarenses terão passe gratuito para circular nos Transportes Urbanos de Braga. A proposta vai ser colocada no programa eleitoral dos socialistas. 


À RUM, Hugo Pires, o candidato do PS em Braga, afirmou que o partido vai apostar “em melhores transportes públicos” e que os mesmos “serão gratuitos para todos os bracarenses para incentivar a mobilidade e aliviar a pressão automóvel nas artérias da cidade”.


“A solução para o Nó de Infias é construir a variante Nova Arcada – E.Leclerc”


Hugo Pires acusa a coligação Juntos por Braga de não fazer nada em matéria de mobilidade ao longo de dois mandatos consecutivos. 

“Este executivo está em estudo há oito anos. Há oito anos que tem como responsabilidade governar os destinos na cidade e nada fez sobre a mobilidade e continua a dizer que está em estudo. Encontrar uma solução para o Nó de Infias é a variante que está projetada há muitos anos, que vai do Nova Arcada ao E.Leclerc. Essa variante é imprescindível para o crescimento e para a mobilidade da cidade”, defende o candidato do PS.


Entre os problemas que mais preocupam a candidatura socialista constam habitação, creches, mobilidade e ambiente.

Hugo Pires considera que os preços elevados da habitação em Braga só se resolvem “com uma verdadeira política de solos, uma revisão do PDM e com o aumento da capacidade construntiva”. “Tem que haver mais habitação. Desde 2001 que o saldo construtivo em Braga é o mesmo. Braga tem mais 71 mil pessoas a morar e a capacidade construtiva é a mesma de há vinte anos”, constata. O socialista afirma que os jovens estão a procurar concelhos como Vila Verde para viver, refere que o atual executivo fez uma revisão do PDM em 2015, mas “não conseguiu antecipar este crescimento da cidade” e acrescenta que Braga precisa de mais habitações para ver baixar os preços para valores que existiam “há cinco ou seis anos”.


O antigo vereador e ainda deputado do PS na Assembleia da República acusa o executivo de Ricardo Rio de pensar no turismo sem dar, em primeiro lugar, qualidade de vida às pessoas que residem em Braga. 

“Braga tem que avançar dando melhor qualidade de vida às pessoas para ser depois uma cidade mais amiga dos turistas. Esta cidade tem que ter uma reestruturação profunda ao nível dos transportes, da rede viária, de apoio à família e da habitação e, sobre estes temas, este executivo fez zero”, aponta.


PS já tem 22 freguesias e uniões de freguesia com candidatos definidos para aprovação no seio do PS

O socialista está há quase dois meses no terreno em contacto com habitantes e autarcas de diferentes freguesias e garante que ja estão fechados candidatos a 22 freguesias e uniões de freguesia. Por enquanto, recusa adiantar nomes. 


Já sobre a apresentação oficial da sua candidatura à Câmara Municipal de Braga remete para mais tarde, justificando que agora "é tempo de ouvir as populações" e construir o projeto alternativo para Braga que derrube a coligação de direita do poder.




Deixa-nos uma mensagem