PSD Guimarães alerta para “dificuldades muito grandes” no acesso aos centros de saúde

A concelhia de Guimarães do PSD mostra-se preocupada com o atendimento nos centros de saúde do Alto Ave. O partido enviou esta quarta-feira uma carta ao respectivo agrupamento a alertar para a situação.
Os constragimentos em aceder a estas unidades de saúde têm sido reportados ao partido por vários utentes. Bruno Fernandes refere que existe “uma dificuldade muito grande no contacto através dos meios que estão disponíveis, como o e-mail e o telefone”.
Além de casos em que “as pessoas estão mais de uma hora à espera”, o presidente do PSD Guimarães considera que “pedir a um cidadão idoso para enviar um e-mail a requisitar medicação ou uma consulta é algo que torna o processo muito mais complexo”.
“Isto está a desincentivar os cidadãos que estão com outros sintomas e outras doenças sem ser a Covid-19 acedam aos cuidados de saúde primários. E isso preocupa-nos”, alerta.
Além da carta enviada ao Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, o PSD Guimarães vai também alertar Marta Temido, ministra da Saúde, para essa situação. Referindo que “não está em causa o empenho e a dedicação dos profissionais de saúde”, Bruno Fernandes defende que “o modelo de organização não é o mais adequado”.
“Há aqui a necessidade de reforçar os contact center de cada um dos centros de saúde e também os meios humanos. Não há omeletes sem ovos. É preciso reforçar as equipas”, sugere.
