ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Liliana Oliveira

Regional 04.05.2021 11H16

PS quer alternativa à redução de estacionamento no centro da cidade

Escrito por Liliana Oliveira
Em causa está o encerramento da Rua Dr. Gonçalo Pereira. Vereador João Rodrigues garante que apenas sete ou oito lugares de estacionamento foram afetados.
Artur Feio, Ricardo Rio e João Rodrigues sobre o encerramento da Rua Dr. Gonçalo Pereira e respetiva diminuição do estacionamento.

false / 0:00

O Partido Socialista (PS) quer que a Câmara Municipal de Braga encontre uma alternativa à diminuição dos lugares estacionamento na Rua Dr. Gonçalo Pereira, encerrada ao trânsito no âmbito do programa “Braga de Porta Aberta”, que permite o alargamento temporário do espaço público destinado às esplanadas e aos peões. Recordo que a iniciativa já foi posta em prática o ano passado.


Na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, Artur Feio sublinhou  que "o município não pode passar ao encerramento sem libertar o mesmo número de lugares nas imediações". "O município deve pensar urgentemente como pode devolver alguns lugares, nestas alturas de encerramento, podendo, por exemplo, libertar os lugares reservados e que, segundo o que nos foi contado, passam muito tempo sem ser ocupados. Pedimos uma intervenção no imediato", argumentou. 


Ricardo Rio garante que "diariamente há pressões em sentido contrário, de pessoas que nos pedem para restringir este tipo de iniciativas e de pessoas que reivindicam que sejam ainda mais alargadas". "Tivemos o cuidado de dialogar com os moradores da rua, não tanto com os da Sé, que poderiam aproveitar os lugares referidos, mas procuramos acautelar com os mais diretamente visados, que são os residentes na rua", acrescentou. 


Na resposta, o vereador João Rodrigues mencionou ainda que em 2020, ano em que se implementou pela primeira vez a medida, "apenas um prestador de serviço se opunha ao encerramento". "Todos os moradores, lojistas e prestadores de serviço concordaram. Havia uma reclamação relacionada com a impossibilidade que as pessoas tinham vindas da Avenida Imaculada Conceição ou do largo dos Bombeiros, para cortar logo para a D. Afonso Henriques, e corrigimos", acrescentou. João Rodrigues esclareceu ainda que em causa está a redução de "sete ou oito lugares legitimados" e não de vinte, como apontou o vereador socialista.

Deixa-nos uma mensagem