Quase todo o programa da Semana Santa cancelado “com muito custo”

A comissão da Semana Santa de Braga anunciou esta tarde o cancelamento de quase todo o programa de festividades deste ano como medida preventiva à propagação do novo coronavírus. À RUM, o cónego Avelino Amorim, presidente da comissão, sublinha que a decisão era inevitável “depois das últimas indicações da Direcção-Geral e do Ministério da Saúde, que recomendavam a suspensão de eventos ao ar livre com mais de 5 mil pessoas”. O programa previa eventos em espaços fechados que também serão cancelados por serem “exíguos e por não terem as medidas de segurança aconselháveis neste momento”.
O responsável, que até ontem mantinha todos os cenários em aberto, lamenta “o cancelamento, com muito custo, da Semana Santa, pelo significado litúrgico que tem para a comunidade”, salvaguardando que “o valor da vida e da saúde está acima de tudo”. Avelino Amorim explica que, em matéria financeira, “ainda é cedo” para estimar as perdas para a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, organizadora do evento.
O programa de festividades da Semana Santa será adaptado e as celebrações litúrgicas acontecerão dentro da Sé Catedral de Braga. Serão transmitidas via internet e rádio, em plataformas que o Avelino Amorim revelou estarem ainda em análise. O programa de exposições também deverá ser cancelado devido ao encerramento progressivo de espaços culturais na cidade. A Semana Santa mantém “as decorações exteriores e a abertura dos calvários”.
A Semana Santa de Braga decorre de 5 a 12 de Abril.
