ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Estádio 1º de Maio (FOTO:CMB)
Elsa Moura

Regional 18.10.2021 17H53

Reabilitação do Estádio 1º de Maio vai custar pelo menos 10 Milhões de Euros

Escrito por Elsa Moura
Valor foi adiantado esta segunda-feira pelo presidente do município em resposta a uma questão colocada pelos vereadores do Partido Socialista na primeira reunião de executivo do mandato 2021-2025.
Declarações do vereador do PS, Artur Feio, e do presidente da autarquia, Ricardo Rio

false / 0:00

Serão necessários “pelo menos 10 Milhões de Euros” para a recuperação do Estádio 1º de Maio. A estimativa foi adiantada esta segunda-feira, pelo autarca Ricardo Rio, em resposta ao vereador do Partido Socialista, Hugo Pires.


Depois do período da ordem de trabalhos da primeira reunião de executivo do mandato 2021-2025, no gnration, a vereação socialista quis conhecer o ponto de situação deste processo. Artur Feio considera que a intervenção já devia ter começado e merecerá o apoio do PS, mas os socialistas querem saber “de onde vem a disponibilidade de verba” para um investimento desta ordem (10ME). “Ficamos na expectativa do que poderá ser este investimento. Deverá ser sempre com a ajuda do Estado e cá estaremos para ajudar”, referiu o vereador que foi o porta-voz de hoje nas declarações à imprensa local.


Na resposta, o presidente da autarquia, Ricardo Rio, assume que o estudo realizado prova que os custos inerentes à reabilitação são superiores àquilo que seria expectável. “Este processo foi-se alargando em termos de impacto, fomos sentindo várias patologias no estádio. O estudo da UMinho em parceria com os serviços do município detetou que o campo de intervenção é mais alargado do que aqueles que tínhamos inicialmente a perceção”, começou por explicar o autarca. Referindo-se a uma intervenção necessária “muito profunda” devido ao desgaste significativo, o social democrata assumiu que "não é apenas uma mudança de cara".


No que respeita a datas, o Estádio 1º de Maio será reabilitado “tão cedo quanto possível”, admitiu ainda Ricardo Rio que estima um futuro do equipamento com as valências atuais “e muito mais”, não afastando a ideia de utilização por parte do Sporting Clube de Braga.


Sublinhando que o município de Braga “não tem na gaveta 10Milhões de Euros”, o processo exigirá entretanto uma discussão “profunda” assim como a captação de investimento sendo “perfeitamente legítimo o contributo do Estado para a salvaguarda deste património".


Concluídos os estudos de diagnóstico seguem-se os trabalhos de formatação do projeto de reabilitação. 

Deixa-nos uma mensagem